sexta-feira, 2 de maio de 2008

Santo Atanásio

Quicumque vult salvus esse
1 - Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a Fé Católica; 2 - A qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá para sempre;3 - Mas a Fé Católica é esta: que adoremos um Único Deus em Trindade e a Trindade em Unidade;4 - Não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância;5 - Porque a Pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra,6 - Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma Divindade, igual em Glória e co-eterna Majestade;7 - O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo;8 - O Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado;9 - O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado;10 - O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno;11 - Contudo não há três eternos, mas um eterno;12 - Portanto não há três(seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um ilimitado;13 - Do mesmo modo, o Pai é Onipotente, o Filho é Onipotente, o Espírito Santo é Onipotente;14 - Contudo não há três Onipotentes, mas um só Onipotente;15 - Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;16 - Contudo não há três Deuses, mas um só Deus;17 - Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor;18 - Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor;19 - Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor, assim também somos proibidos pela religião Católica de dizer que há três Deuses ou Senhores.20 - O Pai não foi feito de ninguém, nem foi criado, nem gerado;21 - O Filho procede do Pai somente; nem feito, nem criado, mas gerado;22 - O Espírito Santo procede do Pai e do Filho; não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente;23 - Portanto, há um só Pai, não três Pais; um Filho, não três Filhos; um Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.24 - E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor;25 - Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si, de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a Unidade em Trindade, como a Trindade em Unidade deve ser cultuada;26 - Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo em relação à Trindade;27 - Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo;28 - É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem;29 - Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai. Homem nascido no tempo da substância da sua mãe;30 - Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana;31 - Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade;32 - O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo;33 - Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade;34 - Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de pessoa;35 - Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo;36 - O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou do mortos ao ao terceiro dia;37 - Ascendeu ao Céu, sentou à direita de Deus, Pai Onipotente; de onde virá para julgar os vivos e os mortos;38 - Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de suas obras;39 - E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna. Aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno;40 - Esta é a Fé católica, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.

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