domingo, 17 de maio de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 105 - ano III - Boletim Semanal

Liturgia e Evangelismo - I

[D. Egmont Machado Krischke]

Estamos novamente nos dirigindo a vós, desta vez com um duplo assunto que julgamos unificado numa só tese e mensagem. Pois entendemos que lavoram em lamentável erro aquêles que imaginam ver sentidos mútuamente antagônicos nos termos liturgia e evangelismo. Fundamentalmente, ambos correspondem a atitudes que legitimamente se completam na experiência cristã. Já em nossa juventude, aprendemos, nos Ofícios de Instrução, que o “nosso dever para com Deus” é adorá-lo e serví-lo. Ora, não existe adoração mais completa nem mais bíblica do que a que prestamos a Deus na companhia dos fiéis, na participação do Corpo de Cristo; e aí está a essência da liturgia. Nem existe serviço mais vital para a vocação da Igreja do que esender a ação redentora de Cristo a todos os setores da vida humana; e aí está a essência do evangelismo. O Cônego Douglas Webster, teólogo-missionário inglês que nos visitará no decurso deste ano, afirma, em um dos seus livros recentes (“A Igreja Local e a Missão Mundial”), que a liturgia inspira a missão. Classificando culto e missão como atividades gêmeas, declara o mesmo escritor: ‘Estas eram as duas ocupações precípuas da Igreja Apostólica, onde ambas tinham primazia sobre todas as outras’. E o liturgista americano, Rev. Massey H. Shepherd Jr., numa conferência há pouco proferida, assegurou que “liturgia e missão constituem apenas dois nomes para a mesma realidade”. O próprio termo liturgia, na sua forma original grega, tem a acepção de serviço ou ministério. São Paulo emprega este mesmo vocábulo, quando refere o seu ministério e apostolado. Com efeito, a nossa liturgia lateja com o sentido expansionista da Igreja. Ao proferirmos o Credo, damos testemunho a essa dimensão universal do Cristianismo e à nossa conseqüente tarefa missionária. O Credo anula qualquer idéia de monopólio nacional ou cultural na religião cristã. O mesmo diríamos da Oração por Tôda a Igreja de Cristo, bem como das Palavras Consoladoras, culminando no Sanctus, o ato de louvor que desconhece as barreiras da terra e da morte. Mas o ponto missionário por excelência, na Eucaristia, é o chamado Cânone da Consagração, em que “anunciamos a morte do Senhor até que Êle venha” Pois aqui não apenas a Cruz é proclamada, mas o próprio Senhor está presente, redivivo, no Sacramento que Êle instituiu. Num dos mais antigos documentos cristãos, denominado “Dídache”, existe esta encantadora oração eucarística: “Assim como este pão partido, antes espalhado sobre os outeiros, foi ajuntado e feito um só, assim também seja a tua Igreja reunida, de todos os confins da terra, no teu reino”. E Sto. Agostinho costumava dizer aos recém-confirmados: “Ali estais vós sobre a mesa; ali estais vós no cálice”. Isto é, participar do Corpo de Cristo, no ato eucarístico, é envolver-se na ação missionária desse Corpo no mundo que o crucificou.

[fonte: KRISCHKE, E. Machado. “Liturgia e Evangelismo – Pastoral lida perante a 65ª. Reunião do Concílio da Diocese Meridional”. Porto Alegre: 1963]

Lecionário Ferial desta semana

18 – Sl. 89.1-18; Ez. 4.1-17; Hb. 6.1–12; Lc. 9.51-62

19 Sl. 94, 95; Ez. 7.10-15, 23-27; Hb. 6.13-20; Lc. 10.1-17

20 – Sl. 119.121-144; Ez. 11.14-25; Hb. 7.1–17; Lc. 10.17-24

21 – Sl. 105.1-22; Ez. 18.1–4, 19-32; Hb. 7.18-28; Lc. 10.25-37

22 – Sl. 102; Ez. 34.17-31; Hb. 8.1-13; Lc. 10.38-42

23 Sl. 107.33-43, 108.1-13; Ez. 43.1-12; Hb. 9.1-14; Lc. 11.14–23

Rezemos Juntos

Pela Igreja Unida do Norte da Índia;

Paróquia de Sto. Agostinho de Cantuária – Foz do Iguaçu/PR;

Ponto Missionário Sto. Agostinho de Cantuária – Belo Horizonte/MG;

Ponto de Evangelização Sto. Agostinho – Canguçu/RS;

Ponto de Evangelização do Guará – Guará/DF;

Domingo da Comunhão Anglicana (no Brasil).

________________________________________________________________________________

Agenda Paroquial de Junho

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês de junho, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento Pastoral e Missão da Paróquia e aprovado pela Junta Paroquial em 2008.

01 – Visitação da Bem Aventurada Virgem Maria

01–08 – Setenário dos Pioneiros da IEAB

03 – Início dos Ofícios nos lares – quartas-feiras a cada 15 dias

03/05-06 – Têmporas

06 – Reunião de Leitores/acólitos/sodalício do altar/ISA

07 – Trindade

10 – Aniversário da Paróquia da Virgem Maria

11 – Festa do Corpus Christi

12 – Palestra com o Rev. Dr. Kater

14 – Junta Panelas

21 – Dedicação dos agasalhos e cobertores para doação

24 – Festa de S. João Batista

28 – Reunião da Junta Paroquial

Campanha do Agasalho

Se você tem um cobertor, sapato ou roupa que não usa mais; ajude a quem precisa deixando suas doações na paróquia. No final do Outono, estaremos oferecendo esses dons no ofertório da liturgia e fazendo as doações aos carentes.

“Junta Panelas”

Dia 14 de junho, teremos o almoço paroquial. Cada paroquiano está convidado a trazer um prato para ser partilhado com todos. A bebida será por conta de cada um, mas se todos que participarem trouxerem suas “panelas”, não haverá custos.

Catequese para Crisma

Estão abertas as inscrições para a catequese para o Crisma. Se você tem acima de 10 anos, é batizado e deseja confirmar sua fé, inscreva-se na catequese. Os encontros serão aos sábados a tarde com material didático gratuito.

Festa da Ascensão de N. Sr. Jesus Cristo

Próximo dia 21 de maio, quinta-feira, às 18.30hs., teremos no templo da paróquia a liturgia da Festa da Ascensão de N. Sr. Jesus Cristo. Todos estão convidados.

________________________________________________________________________________

Escalas

Sodalício do Altar

24 – Paula

31 – Josué

Acólitos

24 – Lili

31 – Josué

________________________________________________________________________________

Aniversariantes

20/05 – Maria Eliane de Oliveira

21/05 – Claudemir Roberto da Costa

24/05 – Grace Kelly Garcia

Memorial

22/05/1979 – Luis Bernardi

Nenhum comentário: