domingo, 31 de maio de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 107 - ano III - Boletim Semanal

Liturgia e Evangelismo - III

[D. Egmont Machado Krischke]

A Igreja do Novo testamento, como vimos, não era infensa à forma litúrgica, embora incipiente como teria de ser então. Expressões como Maranatha (“Vem, Senhor Jesus”) e amen (“Assim seja”), a Oração Dominical, a que, muito cedo, se acrescentou a Doxologia (“pois teu é o reino” etc.), como provável responso da congregação, as numerosas bênçãos e doxologias que se encontram nas epístolas, tudo isso nos demonstra que os primeiros núcleos cristãos usavam já frases litúrgicas fixas e o seu culto foi gradativamente obedecendo a certa “ordem e decência”, como recomendava São Paulo. Quanto temos em vista mais particularmente a situação religiosa do Brasil, não esqueçamos a circunstância muito significativa de que tanto a Igreja tradicional da maioria como as seitas pentecostais e certos tipos de macumba estão cada qual a seu modo, eivadas de um ritualismo altamente emotivo que atrai e prende as multidões. Mencionamos este fato para precaver-nos de um tipo meramente intelectual de religiosidade, não só porque isto seria teologicamente errôneo, mas porque tal religiosidade não corresponderia à experiência da Igreja do Novo Testamento, nem apelaria para a alma do nosso povo. O Cônego Max Warren, líder missionário anglicano, faz esta pertinente observação sobre as missões na América Latina: “O Protestantismo, com o seu realce ético de sobriedade e progresso, inevitavelmente propende para os valores “burgueses”. O Culto protestante faz grandes exigências mentais, com um mínimo de concessões emotivas. Isto acentua a sua tendência para o ponto de vista da classe média. Apenas em suas formas pentecostais, o Protestantismo dá asas às emoções, e não é por mero acidente que os movimentos de cunho pentecostal é que estão, na América Latina, atingindo mais eficazmente o proletariado urbano”. Precisamos, pois, e muito, é de uma renovação litúrgica efetuada em bases tão legítimas, tão espirituais que as suas implicações missionárias logo expontem com vigor. Para usar um vocábulo muito em voga, temos de “dinamizar” a liturgia e a ação evangelizadora da Igreja, mantendo-as entrelaçadas como se formassem uma só dinâmica da nossa vocação cristã. Tal atitude, irmãos, abrirá caminho para melhor compreensão, de nossa parte, no que concerne a formas de culto e métodos de evangelização. Por um lado, não adotaremos levianamente tudo o que se nos apresente com o sabor de novidade. Acima de tudo, o que mais impressiona em todo movimento de renovação é a descoberta dos valores até então soterrados numa religiosidade rotineira e desvitalizada. A renovação litúrgico-missionária tem de se processar em termos paroquiais. Urge que cada congregação se fala consciente da presença do Senhor e alerta às oportunidades que se lhe oferecem de testemunhar essa presença na própria comunidade social onde se encontra.

[fonte: KRISCHKE, E. Machado. “Liturgia e Evangelismo – Pastoral lida perante a 65ª. Reunião do Concílio da Diocese Meridional”. Porto Alegre: 1963]

Lecionário Ferial desta semana

01 – Primeiro Culto da Igreja Episcopal do Brasil, 1890, e Justino Mártir de Roma, 167. Sl. 44; Dt. 11.13-19; II Co. 5.11–6.2; Lc. 17.1-10

02 – James Watson Morris. Sl. 45; Dt. 12.1-12; II Co. 6.3-7.1; Lc. 17.11-19

03 – Lucien Lee Kinsolving (1º bispo residente da Igreja Episcopal do Brasil). Sl. 119.49-72; Dt. 13.1-11; II Co. 7.2–16; Lc. 17.20-37

04 – William Cabell Brown. Sl. 50; Dt. 16.18–20, 17.14-20; II Co. 8.1-16; Lc. 18.1-8

05 – John Gaw Meem. Sl. 51; Dt. 26.1-11; II Co. 8.16-24; Lc. 18.9-14

06 – Américo Vespúcio Cabral. Sl. 55; Dt. 29.2-15; II Co. 9.1-15; Lc. 18.15–30

Rezemos Juntos

Pela Igreja Episcopal em Jerusalém e Oriente Médio;

Unidade Cristã – por todas as igrejas em Diálogo Ecumênico com a Comunhão Anglicana;

Conselho Mundial de Igrejas (CMI);

Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI);

Conselho nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC);

Paróquia do Espírito Santo – Montenegro/RS;

Paróquia do Espírito Santo – Novo Gama/GO;

Missão Espírito Santo – Horizontina/RS;

Missão do Espírito Santo – Magé/RJ;

Missão Espírito Santo – Maringá/PR;

Ponto Missionário Pentecostes – Toledo/PR;

Ponto de Evangelização Espírito Santo – Marechal Bormann/SC.

______________________________________________________________________________

Agenda Paroquial de Julho

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês de julho, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento Pastoral e Missão da Paróquia e aprovado pela Junta Paroquial em 2008.

01 – Culto no Lar

04 – Reunião da ISA

06-10 – Recesso do postulante

11 – Reunião de Leitores/acólitos/sodalício do altar

15 – Culto no Lar

19 – Ordenação ao Diaconato

26 – Reunião da Junta Paroquial

27 – Pais da Bem Aventurada Virgem Maria

29 – Culto no Lar

Campanha do Agasalho

Se você tem um cobertor, sapato ou roupa que não usa mais; ajude a quem precisa deixando suas doações na paróquia. No final do Outono, estaremos oferecendo esses dons no ofertório da liturgia e fazendo as doações aos carentes.

“Junta Panelas”

Dia 14 de junho, teremos o almoço paroquial. Cada paroquiano está convidado a trazer um prato para ser partilhado com todos. A bebida será por conta de cada um, mas se todos que participarem trouxerem suas “panelas”, não haverá custos.

Catequese para Crisma

Estão abertas as inscrições para a catequese para o Crisma. Se você tem acima de 10 anos, é batizado e deseja confirmar sua fé, inscreva-se na catequese. Os encontros serão aos sábados a tarde com material didático gratuito.

Culto Ecumênico em Ação de Graças ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A Paróquia da Virgem Maria foi solicitada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para a realização de um Culto Ecumênico em Ação de Graças ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será realizado no dia 05 de junho, às 19.00hs. Estarão presentes além dos sacerdotes membros do Grupo Ecumênico da Serra, autoridades civis e notáveis. Divulgue e venha participar!

Palestra sobre anglicanismo

No dia 12 de junho, sexta-feira, às 10.00hs, estará conosco o Rev. Dr. John Kater, que está vindo ao Brasil para uma série de palestras em São Paulo e em Porto Alegre. Com a graça de Deus e o esforço de D. Prado, conseguimos esticar a presença dele até Caxias do Sul, o que será um grande privilégio para nós. Ele estará falando sobre “O conceito de global no anglicanismo” e a palestra é gratuita tendo 1.30h de duração. Convide seus amigos e venha participar.

Têmporas

Dia 06 de junho, próximo sábado, às 18.30hs, no Templo da Paróquia da Virgem Maria, estaremos realizando o ofício de Têmporas. Convide sua família e amigos para participar. Todos os sodalícios e sociedades internas da paróquia são convocadas a participarem. Àqueles que se sentem vocacionados para algum ministério leigo ou sacerdotal, também devem estar presentes, pois as Têmporas são um período litúrgico do calendário cristão especial para o fortalecimento vocacional da Igreja.

Culto no Lar

Próxima quarta-feira, dia 03 de junho, às 19.00hs, estaremos iniciando nossa programação “Culto no Lar”, que ocorrerá a cada quinze dias, no lar de alguma família da paróquia. O objetivo é aproximar a comunidade durante a semana e estreitar os laços de convivência fraterna. Nesta primeira quarta-feira o culto será na residência do postulante Josué no endereço: av. Júlio de Castilhos, nº. 976, apto. 12, centro. Quem puder levar alguma merenda será bem vindo.

______________________________________________________________________________

Escalas

Sodalício do Altar

Escala para Junho

07 – Glenda

14 – Paula

21 – Elisete

28 – Lili

Acólitos

Escala para Junho

07 – Carol

14 – Felipe

21 – Josué

28 – Lili

______________________________________________________________________________

Aniversariantes

01/06 – Rafael Michelli

01/06 – Ceris Pereira Torres Silva

03/06 – Daniela Ataides Viega

03/06 – Júlio Cezar Barcellos

04/06 – Milene Vieira Figueira

05/06 – Ricardo Daniel Pereira

05/06 – Everson Luiz Vieira

Memorial

01/06/1973 – Rafael Michelli

03/06/1981 – Daniela Ataides Viega

03/06/1964 – Julio Cezar Barcellos

04/06/1973 – Milene Vieira Figueira

05/06/1978 – Ricardo Daniel Pereira

05/06/1961 – Everson Luiz Vieira

Nenhum comentário: