domingo, 5 de julho de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 112 - ano III - Boletim Semanal

Reavivamento Espiritual

[D. Athalício Pithan]

Grandes e amargas estão sendo as consequências da guerra que ensangüenta o mundo. Mal podemos fazer idéia da multidão de lares onde a alegria e a fartura de outrora foram substituídas pela miséria e as lágrimas. Há corações de mães que sangram pela morte de filhos amados, arrebatados à vida no esplendor dos anos. Esposas cuja alma se afundou na treva de uma viuvez prematura; órfãos, que chorarão, para sempre, a perda de seu arrimo, amigo, mestre e pai. Eis que a voragem da guerra arrebata a fina flor da mocidade e os esteios fortes da idade viril! Se é penosa a sorte dos combatentes, no rigor e brutalidade das trincheiras, não menos difícil é a vida dos que ficaram montando guarda às ruínas de seu lar. E, para cúmulo de tudo, os fuzilamentos de gente sem culpa alguma e a destruição de cidades inteiras, com os seus velhos templos, bibliotecas, hospitais, escolas, oficinas, monumentos e casas. É como se chegasse o fim do mundo e a destruição inexorável das últimas esperanças. Mas o poder de Deus continua operando milagres. Das ruínas e da cinza a que o homem está reduzindo sua própria civilização, o Altíssimo faz despontar a planta maravilhosa da espiritualidade, com suas esperanças floridas e seus frutos de amor e fé. Em toda parte há um despertamento da alma e um interesse novo pela religião de Cristo. Nos dias de paz e de abundância, a mor parte das criaturas vivia esquecida de Deus e de seu destino eterno. Foi necessário que descessem as sombras da morte, para milhões, com os horrores de uma conflagração universal, para que o homem se lembrasse novamente do céu e deixasse que o sol da crença lhe iluminasse o espírito! Assim como a terra precisa ser revolvida pelo arado para produzir, parece que a alma carece também de ser agitada pelo sofrimento a fim de alcançar os frutos da fé. Como quer que seja, a grande lição de Deus em meio dos desatinos humanos, é traçar a vereda serena e luminosa, que conduz à eternidade. Para o Todo-Poderoso só subsiste o amor e Ele desce ao mais profundo de nossas iniqüidades para despertar a fé adormecida e as esperanças mortas. Os homens entretêm a guerra; Deus aponta os caminhos da paz. Os homens matam e destroem; Deus vivifica as almas e corrobora a sua Igreja, cidade de refúgio dos crentes. Os homens odeiam-se; mas Deus continua a amar infinitamente. Saibamos aproveitar a grande lição divina, nesta hora em que as almas revelam fome e sede de verdade e de vida. Arrependidos e contritos, busquemos cooperar com Cristo, através de sua Igreja, para que a verdadeira paz seja implantada perenemente no mundo!

[fonte: Estandarte Cristão. Pôrto Alegre: ano L, num. 1126, pg. 1, 15 de maio de 1943.]

Lecionário Ferial desta semana

06 – Sl. 4, 7; I Sm. 15.1-3, 7-23; At. 9.19–31; Lc. 23.44-56

07 Sl. 10, 11; I Sm. 15.24-35; At. 9.32-43; Lc. 23.56-24.11

08 – Sl. 119.1-24; I Sm. 16.1-13; At. 10.1–16; Lc. 24.12-35

09 – Sl. 18.1-20; I Sm. 16.14-17.11; At. 10.17-33; Lc. 24.36-53

10 – Sl. 22; I Sm. 17.17-30; At. 10.34-48; Mc. 1.1-13

11 – Bento de Núrsia, abade de Montecassino, 540. Sl. 20, 21.1-13; I Sm. 17.31-49; At. 11.1-18; Mc. 1.14–28

Rezemos Juntos

Pela Igreja Unida do Paquistão;

Ponto de Evangelização Bispo Olavo - Arabutã/SC;

Colégio Anglicano de Araras (COLANAR) – Petrópolis/RJ;

Escola Anglicana do Rio de Janeiro (ESANRIO) – Rio de Janeiro/RJ;

Instituto Rev. Severo da Silva – Pelotas/RS.

______________________________________________________________________________

Agenda Paroquial de Agosto

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês de agosto, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento Pastoral e Missão da Paróquia e aprovado pela Junta Paroquial em 2008.

01 – Reunião de Leitores/acólitos/sodalício do altar/ISA

06 – Transfiguração de N. Sr. Jesus Cristo

11 – Reunião do Grupo Ecumênico da Serra

12 – Culto no Lar

15 – Festa da Bem Aventurada Virgem Maria

26 – Culto no Lar

29 – Reunião da Junta Paroquial com Diocesano

30 – Visita do Bispo Diocesano

30 – Instituição dos Ministros Leigos

30 – Renovação dos votos da ISA-Mater Dei e iniciações

30 – Reservado para Crisma

Reservado para almoço paroquial

Encontro dos Leitores

Próximo sábado, às 14hs, na secretaria paroquial, teremos o encontro dos Leitores Leigos. Agende e traga sua apostila!

Encontro do Sodalício do Altar

Próximo sábado, às 15hs, na secretaria paroquial, teremos o encontro do Sodalício do Altar. Agende e traga sua apostila!

Encontro dos Acólitos

Próximo sábado, às 16hs, na secretaria paroquial, teremos o encontro dos acólitos. Agende!

Recesso

Nos próximos dias 06 a 10 de julho, o candidato às sagradas ordens, Josué Soares Flores estará em recesso para descanso conforme planejamento paroquial aprovado pela Junta Paroquial e Comissão de Planejamento Paroquial e Missão da Diocese Meridional.

Atendimento

Por conta do recesso do candidato às sagradas ordens, Josué Flores, a secretaria paroquial estará em recesso nos dias 07 e 08 e as visitas estarão suspensas. Caso haja alguma urgência pastoral, favor contatar sem nenhum constrangimento através do telefone residencial ou celular.

Falecimento do Rev. Dr. Jaci Corrêa Maraschin

Faleceu esta semana, o Rev. Dr. Jaci C. Maraschin, ilustre teólogo e mestre de nossa província. Gaúcho de Bagé, e ordenado nesta diocese, o Rev. Maraschin nas décadas de 60 e 70 visitou muito nossa congregação para ministrar palestras quando era na ocasião o diretor do Departamento de Educação Cristã da Igreja. Que Deus esteja o acolhendo na glória para com nossos queridos da Igreja Triunfante, possam interceder por nós.

Ordenação Diaconal

Para a ocasião da Ordenação Diaconal, teremos uma cerimônia bastante solene. A pedido de D. Orlando, bispo diocesano, será realizado um ensaio no dia 18 às 19hs, na Paróquia. As pessoas abaixo arroladas, estão convocadas para participar do ensaio:

Litanistas: sr. Glair e M.L. Glenda

Leitor do A.T.: sra. Ruth

Leitor da Epístola: sr. Júnio

Cruciferário: sra. Lili

Tocheiros: sr. Sérgio e sr. Alan

Acólitos: ac. Carol e ac. Felipe

Procissão do Ofertório: srta. Paula, sra. Elizete, sr. Manique, sr. Deoclécio

Caso não seja possível para algum dos supracitados estar presente na ocasião da Ordenação, e por isso, inviabilizando a presença no ensaio, favor comunicar com urgência para podermos substituir.

______________________________________________________________________________

Escalas

Sodalício do Altar

12 – Elisete

19 – Paula

26 – Lili

27 – Josué

Acólitos

12 – Lili

19 – Felipe e Carol

26 – Lili

27 – Josué

______________________________________________________________________________

Aniversariantes

06/07 – Ângela Maria Gois Velho

07/07 – Cassiana Pires de Lima

08/07 – Everaldo Roberto da Silva

09/07 – Paulo Roberto Vasques de Ataíde

12/07 – Josué Soares Flores

Memorial

08/07/1967 – Almor Lucas Santos

10/07/1988 – Ismar Bauler

12/07/1970 – Abitino Borges Vieira

Nenhum comentário: