domingo, 23 de agosto de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 119 - ano III - Boletim Semanal

Há um só rebanho e um só Pastor

[Rev. Josué Flores]

O ministério episcopal descende do ministério apostólico, ou seja, é uma linha sucessória que remonta aos apóstolos de N. Sr. Jesus Cristo. A palavra “epíscopo” tem sua origem na língua grega e significa aquele que olha sobre. O “epíscopo” é também chamado de “bispo” conforme a tradição latina. O bispo é aquele que olha muito além do que podemos ver, por sua condição de prudência, sabedoria e conhecimento, adquiridos com a longa caminhada eclesial nas diversas ordens (leigo, diácono e presbítero), o bispo consegue antecipar, ordenar (dar ordem) e dirigir o povo, diante do caminho que este deve trilhar. Os bispos também são chamados de “Pai em Deus”, de onde deriva a palavra latina “Papa”, que por influência política do bispo de Roma, passou a ser de seu uso exclusivo, fato que até hoje a Igreja Anglicana contesta, não pela sua importância, mas pela sua predominância. O episcopado anglicano, diferentemente do Ortodoxo e do Romano, não é um episcopado Monárquico, em que o bispo se cerca apenas do seu próprio entendimento, mas o episcopado anglicano é marcado pela Democracia, em que todas as ordens, sem exceções, opinam e ajudam a governar a Igreja. Nós temos como grande referencial episcopal, o arcebispo de Cantuária, entretanto apesar de sua importância histórica e relevância conjuntural na Comunhão Anglicana, o arcebispo de Cantuária é o primus inter pares, ou seja, o primeiro entre iguais, isso quer dizer que sua importância não é maior que a do bispo da Diocese Meridional ou de qualquer outra diocese. Essa igualdade é dada pela própria tradição e natureza do ministério ao contrário de outras igrejas irmãs que alguns episcopados tornam-se preponderantes sobre os demais, gerando uma desigualdade no episcopado. Muitas pessoas acham diferente o fato de que os reverendos não são chamados de pastores, como nas igrejas evangélicas. A origem disso reside no fato de que nosso Sumo Pastor é Jesus Cristo, e tendo ele delegado esta tarefa aos seus apóstolos e estes aos bispos, nosso pastor é o bispo, sendo os presbíteros e diáconos seus “ajudadores” na tarefa de pastoreio. Há só um rebanho, nossa Diocese e há um só pastor, nosso bispo, por isso, as paróquias não são e não devem ser congregações independentes, mas estarem sempre ligadas como um organismo vivo e em comunhão como um só corpo, através da Eucaristia e Intercessão mútua. Que possamos no próximo final de semana, gozarmos da rica bênção e alegria de estarmos com nosso Pastor.

____________________________________________________________

Lecionário Ferial desta semana

24 – S. Bartolomeu, apóstolo. Sl. 4, 7; I Re. 1.5-31; At. 26.1–23; Mc. 13.14-27

25 Sl. 5, 6; I Re. 1.38-2.4; At. 26.24-27.8; Mc. 13.28-37

26 – Sl. 119.1-24; I Re. 3.1-15; At. 27.9–26; Mc. 14.1-11

27 – Sl. 18.1-20; I Re. 3.16-28; At. 27.27-44; Mc. 14.12-26

28 – Sto. Agostinho, bispo de Hipona, 430. Sl. 22; I Re. 5.1-6.1, 7; At. 28.1-16; Mc. 14.27-42

29 – Athalício Theodoro Pithan, 1966 (1º Bispo brasileiro da Comunhão Anglicana). Sl. 20, 21.1-13; I Re. 7.51-8.21; At. 28.17-31; Mc. 14.43–52

Rezemos Juntos

Pela Igreja da Província da África Meridional;

Paróquia de Jesus Cristo – Erechim/RS;

Paróquia de Jesus Cristo – Pres. Castelo Branco/SC;

Paróquia de Cristo – Jaguarão/RS;

Missão Cristo – São Gabriel/RS;

Ponto Missionário de Jesus Cristo – Alvorada/RS.

____________________________________________________________

Aniversariantes

25/08 – Laura Priscila Grando

25/08 – Sônia Elizabeth Luz

28/08 – Valdecir Romildo dos Reis

Memorial

18/08/2009 – Gilvan Nichele

27/08/1972 – Slavomir Chaves Vesely

29/08/1990 – Claumir Camargo da Costa

30/08/1972 – Oliveiros Marcelino Teixeira

____________________________________________________________

Sodalício do Altar

30 – Josué

Escala para Setembro

06 – Glenda

13 – Paula

20 – Elisete

27 – Lili

Acólitos

30 – Carol

Escala para Setembro

06 – Lili

13 – Carol

20 – Lili

27 – Josué

____________________________________________________________

Agenda Paroquial de Setembro

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês de setembro, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento Pastoral e Missão da Paróquia e aprovado pela Junta Paroquial em 2008.

05 – Reunião de Leitores/acólitos/sodalício do altar/ISA

08 – Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria

12 – Encontro Diocesano de Ordens e Irmandades – Paróquia do Redentor/POA

16/18-19 – Têmporas

26/27 – Encontro Inter-Paroquial e Oficina com CECA/CEBI da UJAB Diocesana

27 – Reunião da Junta Paroquial

Visita Pastoral de D. Orlando

No dia 29 e 30 de agosto, nosso bispo diocesano, D. Orlando Santos, estará fazendo sua visita pastoral a Paróquia. Na ocasião teremos Confirmação, Instituição dos Ministros Leigos, Renovação dos votos dos andrelinos e novas iniciações.

“Junta Panelas”

Dia 30 de agosto, teremos a confraternização paroquial “Junta Panelas”. Todos os irmãos devem trazer de casa, um prato com refeição para somar ao esforço de todos. Também deverão trazer um refrigerante dois litros. Não haverá custo algum para participar. O propósito do almoço é para confraternizar com e tão somente com os paroquianos e familiares mais próximos.

Revista Inclusividade e Devocionário Sementes

Nós temos à disposição dos irmãos, várias revistas Inclusividade nº 16 e Devocionário Sementes. Ambos custam R$ 9,00. Os interessados procurem o Rev. Josué ao final do ofício para solicitar.

Curso para Acólitos Adultos

Estamos formando uma equipe de Acólitos Adultos para auxiliarem nas liturgias solenes. Os acólitos adultos são os Turiferários (que administram o turíbulo), Cruciferário (empunham a cruz processional) e Tocheiros (empunham as tochas). O curso será de um mês, sendo apenas 4 (quatro) encontros, um por semana, sendo ofertado no mês de setembro. Os acólitos adultos serão convocados apenas para as celebrações solenes, não sendo necessário o serviço dominical ao altar. Os interessados poderão procurar o Rev. Josué no final do ofício e expressar seu interesse. Não há custo.

Reunião da Junta Paroquial

Próximo sábado, dia 29, às 14.00hs, na Secretaria Paroquial, teremos Reunião da Junta Paroquial com a presença do Revmº Bispo Diocesano D. Orlando Santos Oliveira. Todos os oficiais estão convocados.

Reunião com os Leitores Leigos

Próximo sábado, às 16.00hs, na Secretaria Paroquial, haverá reunião dos candidatos ao Ministério Leigo com D. Orlando. Todos os candidatos estão convocados.

Reunião da ISA – Mater Dei

Próximo sábado, às 17.00hs, haverá reunião dos andrelinos. Após a reunião haverá um jantar com dos membros com o Bispo Diocesano e os novos candidatos.

Culto no lar

Próxima quinta-feira, às 19.30hs, haverá Culto no Lar, na casa do Rev. Josué. Todos são convidados. Leve sua Bíblia, LOC, hinário, Laudate e se puder, alguma merenda para partilhar com todos. Os interessados poderão pegar o endereço no final do ofício ou pelo telefone.

Nenhum comentário: