domingo, 6 de setembro de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 121 - ano III - Boletim Semanal

Sobre a Vocação

[Rev. Pe. Josué Flores]

É comum na Igreja Anglicana, como também em outras igrejas irmãs, chamarmos os sacerdotes padres da igreja de “reverendos”. Trata-se de um pronome de tratamento, e não a função exercida, ou seja, ninguém é vocacionado para ser reverendo, e sim sacerdote, profeta, mestre, etc... O tratamento designado aos eclesiásticos está estreitamente ligado a reverência pela qual estes tratam o sagrado, e pela santificação a qual buscam para suas vidas. Os 39 artigos de religião destacam que os sacramentos independem da condição do sacerdote, porque via de regra, nenhum de nós, por mais santo que seja, não é digno que administrar os sacramentos. Entretanto, a santidade de vida faz parte da conduta moral do sacerdote, tendo em vista sua consagração e testemunho pessoal ao mundo. Hoje, cada vez mais, homens e mulheres chamados por Deus para desempenharem esse sagrado e santo ministério, são desafiados por muitas circunstâncias que não nos cabe agora descrevermos uma a uma, mas sintetizar dizendo que a vida sacerdotal, que em tempos passados representava alguma ascensão social, visto que o clero era bem formado e tinha sua subsistência garantida, em contraste com uma famigerada população iletrada e extremamente carente de coisas básicas e elementares, a vida sacerdotal hoje não exerce qualquer atração a não ser uma vida mesma de negações e privações. O clero em muitas situações locais, precisa “brigar” por seus direitos de subsistência, precisa provar suas necessidades, passando por constrangimentos infindáveis. Essa é a condição de muitas das igrejas sérias em que o clero ainda não virou tosqueador de ovelhas, em vez de pastor de ovelhas. Em pseudo-igrejas, seus pastores vivem vestidos de terno Armani e carros importados, como se isso representasse a bênção de Deus sobre suas vidas. Sabemos que nosso clero anglicano está longe disso, muitos se quer possuem automóvel próprio ou mesmo alguma moradia para poder passar seus últimos dias depois de se aposentarem ao longo de uma vida inteira dedicada ao pastoreio. Então, cada vez mais estamos perto daquilo que Jesus ensinou, negar a tudo, tomar a sua cruz e segui-lo. Próximo domingo, estaremos acolhendo um sacerdote da Igreja de Cristo que outrora acolheu nossa comunidade em seu coração para o cuidado pastoral, abnegadamente, mesmo custando muitas vezes sua saúde. É por isso que alguns desses homens santos de Deus, vocacionados e chamados pelo Altíssimo, devemos cada vez mais chamá-los de reverendíssimos, pois consagraram inteiramente ao serviço do Reino de Deus, suas próprias vidas.

___________________________________________________________________

Lecionário Ferial desta semana

07 – Dia da Pátria. Sl. 44; I Re. 13.1-10; Fl. 1.1–11; Mc. 15.40-47

08 – Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria. Sl. 45; I Re. 16.23-34; Fl. 1.12-30; Mc. 16.1-20

09 – Sl. 119.49-72; I Re. 17.1-24; Fl. 2.1–11; Mt. 2.1-12

10 – Sl. 50; I Re. 18.1-19; Fl. 2.12-30; Mt. 2.13-23

11 – Sl. 51; I Re. 18.20-34; Fl. 3.1-16; Mt. 3.1-12

12 Sl. 55; I Re. 18.41-19.8; Fl. 3.17-4.7; Mt. 3.13–17

Rezemos Juntos

Pela Igreja Episcopal do Sudão;

IX Província da ECUSA;

Missão S. Paulo – Canguçu/RS;

Ponto de Evangelização S. Paulo – Erechim/RS;

Ponto de Evangelização S. Paulo Apóstolo – Santa Maria/RS;

Ponto de Evangelização S. Paulo Apóstolo – São Paulo/SP.

___________________________________________________________________

Aniversariantes

10/09 – Evair Leandro Silva dos Santos

11/09 – Débora Santos Manique

Memorial

11/09/1990 – Ruis Carlos de Oliveira

12/09/1989 – Inácio Pereira Xavier

13/09/1981 – Olmar Teixeira

___________________________________________________________________

Sodalício do Altar

13 – Paula

20 – Elisete

27 – Lili

Acólitos

13 – Carol

20 – Lili

27 – Josué

Ministros Leigos

13 – Glenda

20 – Lili

27 – Júnio

___________________________________________________________________

Agenda Paroquial de Outubro

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento da Paróquia, avaliado em julho/agosto de 2009 e aprovado pela Junta Paroquial em 2008 com as emendas da primeira avaliação.

03 – Reunião de M.L./acólitos/sodalício do altar/ISA

10-12 – Reservado para Retiro Paroquial

13-17 – Recesso do reverendo

18 – Junta Panelas

18 – Encontro Inter-Paroquial da UJAB Diocesana

23-25 – Encontro Diocesano de Mulheres e Assembléia Geral

25 – Reunião da Junta Paroquial

Revista Inclusividade

Nós temos à disposição dos irmãos, revistas Inclusividade nº 16. Custa R$ 9,00. Os interessados procurem o Rev. Josué ao final do ofício para solicitar.

Curso para Acólitos Adultos

Estamos formando uma equipe de Acólitos Adultos para auxiliarem nas liturgias solenes. Os acólitos adultos são os Turiferários (que administram o turíbulo), Cruciferário (empunham a cruz processional) e Tocheiros (empunham as tochas). O curso será de um mês, sendo apenas 4 (quatro) encontros, um por semana, sendo ofertado no mês de setembro. Os acólitos adultos serão convocados apenas para as celebrações solenes, não sendo necessário o serviço dominical ao altar. Os interessados poderão procurar o Rev. Josué no final do ofício e expressar seu interesse. Não há custo.

Almoço Paroquial

Dia 13 de setembro, haverá o almoço paroquial. Se você já pegou seus convites para vender, confirme sua venda para o sr. Deoclécio, caso ainda não tenha pego seus convites, poderá também com ele solicitar seus ingressos. O custo do almoço é de R$ 15,00 e o cardápio é Macarrão, Pão, Maionese, Salada, Galeto e Vinho.

Limpeza e Organização para o Almoço Paroquial

Convocamos a todos os irmãos e irmãs que puderem, para participar no dia 12, a partir da tarde, da limpeza e organização do Almoço Paroquial Comunitário. Quem puder, confirme sua presença com o Rev. Josué.

Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria

Terça-feira, dia 08, às 18.30hs, no Templo da Paróquia da Virgem Maria, estaremos rezando em memória da Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria, padroeira de nossa comunidade. Participe e traga seus amigos!

Encontro dos Ministros Leigos

Dia 12, às 14hs. na Secretaria paroquial, todos os Ministros Leigos estão convocados para nossa reunião de oração e formação mensal. Traga sua apostila e não falte!

Encontro de Acólitos

Dia 12, às 15hs, na Secretaria Paroquial, todos os acólitos estão convocados para nossa reunião mensal de oração e formação. Não perca!

Missa Crioula

Dia 20 de setembro, domingo, na Paróquia, teremos uma Missa Crioula segundo o rito Anglicano. Convidamos a todos que tem suas pilchas e prendas que venham à caráter, tragam suas famílias. Aqueles que sabem declamar, dançar, tocar instrumentos (gaita, violão, bombo leguero, etc...) poderão ajudar. Participe!

Nenhum comentário: