domingo, 9 de maio de 2010

Boletim “Gratia Plena!” nº. 153 - ano IV - Boletim Semanal

A Ascensão do Senhor
[D. Luiz O. P. Prado]

A Páscoa não é um só domingo e nem mesmo é ela contida nos 50 dias que levam até a Festa de Pentecostes. A Páscoa é o tempo da vida da Igreja e da vida de todos nós. A Ascensão do Senhor “redesenha” uma transição que qualifica nossa experiência de vida e fé. O hino 91, Tu Christe Nostrum Gaudium canta: “Senhor Jesus, reinando em majestade; o teu amor o amor de Deus nos traz, também nos dá a visão da eternidade... Vem nossas vidas para Ti buscar e nos fazer, contigo, novos seres... Estando em Ti andamos sempre em luz, unidos todos pela mesma crença. Ó Cristo ressurreto, ó Vencedor, com Deus o Pai, e o Espírito Sagrado, a Ti que és imortal, a Ti o louvor por todo o sempre seja tributado.” Celebramos a Páscoa durante 50 dias. Mas este ínterim não é tudo. Todo domingo é uma “pequena” Páscoa e também uma celebração da Ressurreição do Senhor. Para qualquer cristão sério, portanto, a Ressurreição é a experiência de todos os momentos da vida. Sempre necessitamos do Ressuscitado para a liberdade e dignidade de vida, neste mundo que constantemente nos distancia do Pai. Por vezes Deus parece estar oculto. Todos conhecemos momentos ou tempos da “distância” de Deus. É por isso que Ele nos reuniu como Igreja: precisamos dos outros para partilhar não só as alegrias da vida espiritual mas, não menos, aquelas horas dramáticas em que parecemos estar encerrados na Sexta-feira da Paixão. Não podemos imaginar como seria a vida sem a Ressurreição do Senhor! Também não conseguimos pensar como seria a vida sem a comunhão nossa com os irmãos. Precisamos todos de alguém com quem partilhar a Sexta-feira da Paixão e cheguemos, juntos, à Ressurreição. Esta é a novidade de vida que a Páscoa da Ressurreição e a Ascensão do Senhor nos trazem. Na Sua Ascensão aos Céus o Senhor Jesus leva consigo nossa humanidade. Ohino 89 canta, “Nossa natureza inteira, no mistério da Ascensão ... Deus e homem, nossa glória contemplamos ao te ver.” O Festival da Ascensão do Senhor tem a força que nos ergue acima das lutas, vacilações e opressões de cada dia. A fé pascal é também dom da Ascensão. É Graça e bênção para uma vida quase sempre difícil.“Aleluia! Nosso mundo ergue o pensamento a Deus! Cristo, luz dos pecadores, vem, e livra-nos do mal: que possamos, redimidos, encontrar a paz final.” Hino 92.
________________________________

Lecionário Ferial desta semana
10 – Sl. 80; Lv. 25.35-55; Cl. 1.9–14; Mt. 13.1-16
11 – Sl. 78.1-39; Lv. 26.1-20; I Tm. 2.1-6; Mt. 13.18-23
12 – Sl. 119.97-120; Lv. 26.27-42; Ef. 1.1–10; Mt. 22.41-46
13 – Sl. 8, 47; Dn. 7.9-14; He. 2.5-18; Mt. 28.16-20
14 – Sl. 85, 86; I Sm. 2.1-10; Ef. 2.1-10; Mt. 7.22-27
15 – Sl. 136; Nm. 11.16-17, 24-29; Ef. 2.11-22; Mt. 7.28–8.4

Rezemos Juntos
Domingo da Comunhão Anglicana;
Igreja Unida do Norte da Índia;
Paróquia de Sto. Agostinho de Cantuária – Foz do Iguaçu/PR;
Missão de Sto. Agostinho de Cantuária – Belo Horizonte/MG;
Ponto de Evangelização Sto. Agostinho – Canguçu/RS.
______________________________

Aniversariantes da Semana
11/05 – Turiany E. L. Manique
13/05 – Vera Margarete Luz
13/05 – Maria de Lourdes Pereira da Silva Teixeira
15/05 – Manoel Raul Panassol
15/05 – Helena Batista de Oliveira
15/05 – Fernanda Kelly Rodrigues
16/05 – Juliana Santos Leite
________________________________

Campanha de Agasalhos e Cobertores
Se você tem algum agasalho, cobertor ou calçado que não lhe fará falta, traga para a paróquia, pois ao final do outono, faremos um grande ofertório e depois serão doados aos carentes.

Concílio Diocesano
No final da semana passada, tivemos o 117º Concílio Diocesano da Diocese Meridional na Paróquia de Todos os Santos em Novo Hamburgo/RS. O tema do concílio foi Missão e Crescimento de Igreja. Foi palestrante o Rev. Josué Flores, que também exerceu o cargo de secretário diocesano. A sra. Paula, que pertence à Comissão de Comunicação, fazia as atualizações instantâneas no website da Diocese, que pode ser acessado por todos. O Revdo. Josué foi eleito por mais três anos membro da Comissão de Liturgia e Música, com a maior votação entre os clérigos.

Catedral Nacional da IEAB
O Revdmº. Bispo Primaz da IEAB D. Maurício Andrade, o Revdmº. Bispo Diocesano da Diocese Meridional, D. Orlando Santos de Oliveira, a Revdmª. Deã Marinez Rosa dos Santos Bassotto e o Cabido da Igreja Catedral da SSma. Trindade, tem a satisfação de convidar V. Sria. e Exma. Família para a Solene Celebração de Instituição da CATEDRAL NACIONAL DA IEAB no domingo 30 de maio de 2010, Domingo da SSma. Trindade, às 18 horas, na Rua dos Andradas, nº 880, Centro, Porto Alegre/RS. Vossas orações são desejadas. Vossa presença será motivo de grande alegria.

Chá Beneficente
Sábado, dia 22 de maio, à partir das 15hs, no salão paroquial, haverá o Chá Beneficente e Bingo. Todos estão convidados! Os convites estão sendo vendidos à R$ 8,00, e podem procurar a sra. Elisete para solicitar o seu. Se alguém desejar coolaborar com a limpeza, organização, doação de quitutes, será bem vindo, e pode procurar a irmã supra citada.

Almoço Paroquial
Já começamos a anunciar o Almoço Beneficente Paroquial, que acontecerá no mês de Junho, no dia 13. O cardápio será: Churrasco, Salsição, Galeto, Salada Verde, Aipim, Pão e Vinho. Os convites serão vendidos à R$ 23,00. Podem procurar o ir. Deoclécio para solicitar o seu. Quem desejar coolaborar com a limpeza, organização, cozinha ou quiser doar algo que possa-nos ajudar, será bem vindo!

Nenhum comentário: