domingo, 20 de junho de 2010

Boletim "Gratia Plena" nº 159 - Ano IV Boletim Semanal

Deus Conosco
[D. Luiz O. P. Prado]


“O Evangelho diz que o Reino de Deus está, antes de tudo, dentro de nós mesmos. Se não o podemos encontrar dentro de nós, não discerniremos Deus em nós, no fundo de nós mesmos, e a chance de achá-lo exteriormente será remota. Quando o astronauta russo afirmou que não vira Deus nos céus, um de nossos sacerdotes em Moscou observou, - Se você não O viu aqui na terra, jamais O veria também no céu. Isto é verdade sobre o que refiro aqui. Se não descobrimos um vínculo com Deus, digamos, como sob a nossa própria pele, teremos poucas chances de vê-lo face a face. São João Crisóstomo dizia, - Ache a porta de seu próprio coração e você descobrirá que é a porta também do Reino de Deus. É então para dentro que devemos voltar-nos – e não para fora. Mas, para dentro, de uma forma muito especial. Não afirmo que devamos tornar-nos introspectivos. Também não significo que devamos fazê-lo como na psicanálise ou na psicologia. Não se trata de uma jornada para dentro de meu interior mas de uma jornada através de meu próprio eu, com o propósito de emergir do mais fundo de mim ao lugar onde Ele está, no ponto em que Deus e eu nos encontramos.”
Metropolita Anthony de Sourozh, Creative Prayer, Seleção de Hugh Wybrew,
Darton, Longman and Todd, Londres – 1987

________________________________


Lecionário Ferial desta semana
21 – Sl. 89.1-18; Nm. 16.1-19; Rm. 3.21–31; Mt. 19.13-22
22 – Sto. Albano, Primeiro Mártir da Grã-Bretanha, 304. Sl. 94, 95; Nm. 16.20-35; Rm. 4.1-12; Mt. 19.23-30
23 – Sl. 119.121-144; Nm. 16.36-50; Rm. 4.13–25; Mt. 20.1-16
24 – Natividade de S. João Batista. Sl. 105.1-22; Nm. 17.1-11; Rm. 5.1-11; Mt. 20.17-28
25 – Sl. 102; Nm. 20.1-13; Rm. 5.12-21; Mt. 20.29-34
26 – Sl. 33; Nm. 20.14-29; Rm. 6.1-11; Mt. 21.1–11


Rezemos Juntos
Pela Igreja da Província da Nigéria;
Paróquia de S. João Batista – Quevedos/RS;
Paróquia S. João Batista – Belém/PA;
Paróquia S. João Batista – Pelotas/RS;
Paróquia de S. João Batista – Nova Lima/MG;
Missão S. João Batista – Canguçu/RS.

______________________________


Aniversariantes da Semana
21/06 – Denise Barcellos
21/06 – Scarlet de Oliveira Pezze
27/06 – Cristiano de Oliveira Manique


Memorial
23/06/1990 – Melissa Coruja
26/06/2008 – Homero Duarte da Trindade

______________________


Reforma da Escadaria e Hall
Em virtude de infiltrações na laje do hall e também de danificações e textura da granitina, a Junta Paroquial decidiu trocar o piso da escadaria e patamares por outro mais aderente e que terá vida longa em conformidade com a arquitetura original do templo. Por isso, nossa entrada estará interditada por quinze-dias, à partir da próxima terça-feira. Não teremos o expediente durante a semana. No domingo, nossa entrada será pela porta dos fundos da sacristia. Contamos com vossa compreensão.

Reunião do GT-Concílio 2011 e 60º Aniversário da PVM
Conforme agendado na reunião anterior, a próxima reunião do GT-Concílio 2011 e 60º Aniversário da PVM será dia 25/06, portanto, próxima sexta-feira, às 18.30hs, na secretaria paroquial. Qualquer pessoa que não participa do grupo, mas quer contribuir com suas idéias, poderá participar.

Primaz D. Mauricio é reconduzido à Primazia por aclamação
Numa histórica decisão – pela segunda vez na história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – o plenário do Sínodo, composto por bispos, clérigos e clérigas, leigos e leigas, reconduziu por aclamação o Revmo D. Maurício Andrade para um novo mandato como Primaz. No sábado à tarde do dia 05 de junho, no plenário destinado a eleições para os cargos e comissões provinciais, os delegados sinodais elegeram os membros do Conselho Executivo para o próximo triênio e também o Bispo Primaz da Igreja. O processo foi tranqüilo e quase todas as indicações da Comissão responsável por oferecer nomes para as distintas funções provinciais foram aceitas. No momento da indicação para a função de Bispo Primaz, o nome de D. Maurício foi o único a ser indicado e foi secundado por vários sinodais. Não havendo outra candidatura, o Presidente da sessão de eleições, D. Jubal Pereira Neves indagou o plenário sobre a possibilidade de eleição por aclamação, no que foi atentido plenamente. Toda a delegação sinodal foi efusiva na manifestação de que D. Maurício fosse reconduzido a mais um mandato, como permite os Cânones da Igreja. Tal foi o clima de concórdia que com muita emoção se cantou o Gloria in Excelsis. Ao usar da palavra após a eleição, D. Mauricio agradeceu a confiança da Igreja e chamou os delegados e representantes da diocese Anglicana de Brasilia e ficarem ao lado dele para destacar que sua Primazia é exercida com o assentimento e contribuição efetiva da sua diocese. Conforme os Cânones da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil estabelecem que só pode ser Bispo Primaz quem seja bispo diocesano. Ato contínuo, o plenário elegeu as demais comissões e cargos provinciais, incluindo entre eles a homologação do nome do Secretário Geral. Indicado pelo Primaz e referendado pelo plenário, o Revdo Cônego Francisco de Assis foi reconduzido para mais um mandato. Em entrevista ao jornalista Dermi Azevedo, quando perguntado como se sentia após a indicação, o bispo Primaz D. Mauricio respondeu: “desejo construir uma igreja cada vez mais inclusiva porque no coração de Deus não há lugar para fronteiras. Ela precisa ser cada vez mais profética, com vistas às transformação das estruturas injustas da sociedade”.
Rev Cônego Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral da IEAB
Culto no Lar
Próxima quinta-feira, às 18.30hs, na residência da Dna. Elvira Manique, estaremos realizando o culto no lar. Todos os irmãos e irmãs estão convidados. Leve sua Bíblia, LOC, Hinário e Laudate, e não se esqueça de levar sua merenda. Quem desejar o endereço, procurar o revdo. Josué no final do ofício ou durante a semana.

Junta Panelas
Dia 11 de Julho, domingo, estaremos realizando nosso almoço “Junta Panelas”. Logo após o ofício, no salão paroquial, teremos um momento de confraternização com a família paroquial. Traga uma porção de alimento pronta e um refrigerante. Todos são bem-vindos.

Reunião da Junta Paroquial
Próximo domingo, após o ofício, teremos reunião regular da Junta Paroquial. Todos os oficiais estão devidamente convocados. A pré-pauta é a seguinte: ATA, Financeiro, Homenagem a Pe. Mário Pedrotti, Visita Pastoral, outros assuntos.

Nenhum comentário: