domingo, 21 de novembro de 2010

Boletim "Gratia Plena" nº 181 - Ano IV - Boletim Semanal

“Lembra-te de mim!”
[Trad. D. Luiz O. P. Prado]

O que deveríamos observar aqui é a aceitação, de parte de Jesus, do ladrão arrependido... e também a promessa gloriosa de tomá-lo através do rio até o jardim do paraíso de Deus. E tudo isto não acontece com base em mérito, boas obras ou bondade humana mas simplesmente porque o ladrão se reconhecia como alma pecadora e sem recursos, na hora da sua agonia mortal. Ele a ninguém tinha para voltar-se e só Jesus estava ao seu lado. Se há uma alma que manifeste a alegria da salvação por causa da fé, ovelha perdida sendo encontrada, ou filho pródigo retornando ao pai ansioso - é este homem mesmo! Ele chamou Jesus por Seu próprio nome – e o nome de Jesus é símbolo e meio de salvação. Todo noviço, ao ingressar na vida monástica Ortodoxa, no Monte Atos, recebe um cíngulo de oração e instruções simples para rezar a Oração de Jesus: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim, pecador.” Esta é a oração básica que tenho orado por vinte e cinco anos, e é também a que me carregará aos braços de meu Senhor Jesus, na vida e na morte. É a oração que continuamente ressoa em meu coração e que me junta ao Seu coração – a oração que se funda no nome salvador de Jesus, e que o testemunha como o nome de Salvador do mundo.
Br. Ramon, When They Crucified My Lord: Through lenten Sorrow to Easter Joy
Uma Vida de Serviço
A originalidade de Jesus não está em sua espiritualização do Reino mas, bem ao contrário, no fato de que Ele viu a realização das esperanças terrenas de forma muito mais radical que muitos dos seus contemporâneos. Ele não entendeu a luta contra a injustiça e opressão como se fosse em primeiro lugar uma guerra santa contra os romanos. Isto não significa que a libertação da opressão não incluísse a liberdade do jugo romano. Jesus olhava mais profundamente que a simples opressão de Israel sob Roma. Ele ponderava sobre as raízes da opressão. Ele, em verdade, percebia como o amor ao prestígio, ao poder e à riqueza faz com que as pessoas busquem a dominação e senhorio sobre outras. A menos que esta gana por domínio seja vencida, mesmo uma luta bem sucedida por libertação somente substituirá uma opressão por outra. Jesus procura modelar, em Sua própria vida, um novo conceito de liderança fundado em serviço aos outros, mesmo serviço até à morte. É este o modelo que Ele deseja incutir em seus seguidores. Na nova comunidade, em vida de serviço aos outros, a paixão pela dominação é ceifada desde as raízes.
Rosemary Radford Ruether, To Change the World: Christology and Cultural Criticism

Lecionário Ferial desta semana
22 – Sl. 106.1-18; Zc. 10.1-12; Gl. 6.1–10; Lc. 18.15-30
23 – S. Clemente, Bispo de Roma, 100. Sl. 120, 121, 122, 123; Zc. 11.4-17; I Co. 3.10-23; Lc. 18.31-43
24 – Sl. 119.145-176; Zc. 12.1-10; Ef. 1.3–14; Lc. 19.1-10
25 – Sl. 134, 135; Zc. 13.1-9; Ef. 1.15-23; Lc. 19.11-27
26 – Sl. 140. 142; Zc. 14.1-11; Rm. 15.7-13; Lc. 19.28-40
27 – Sl. 104; Zc. 14.12-21; Fl. 2.1-11; Lc. 19.41–48

Rezemos Juntos
Pela Igreja Episcopal Reformada da Espanha;
Paróquia Cristo Rei – Rio de Janeiro/RJ;
Paróquia do Cristo Rei – Registro/SP;
Paróquia do Cristo Rei – Palotina/PR;
Missão Cristo Rei – Mal. Bormann/SC;
Missão Cristo Rei – Guatambú/SC.

Aniversariantes da Semana
22/11 – Fernando José Castro Drummond Júnior
23/11 – Rosane Soares dos Santos
23/11 – Jairo Teixeira
25/11 – Maicon Ramos de Salles
26/11 – Maurício Otávio Castilhos

Memorial
25/11/1984 – Arlinda Borowski Dip

Rifa Beneficente
Próximo sábado será o sorteio da Rifa Beneficente, conforme a Loteria Federal. Se você pegou blocos, favor, entrar em contato com o Revdo. Josué para fazer seu acerto dos números vendidos. Podem entregar até quarta-feira, na Secretaria Paroquial, entre as 14hs. às 18hs.

Advento
Próximo domingo, iniciará o Advento, a primeira quadra do Ano Cristão. Venha participar intensamente desse período litúrgico da igreja. Nós teremos a Coroa do Advento. E especialmente no próximo domingo, será a reafirmação dos votos da Irmandade de Santo André – Capítulo Mater Dei.

Dia de Ação de Graças
Próxima quinta-feira, às 18.30hs, no Templo da Paróquia, teremos o Culto de Ação de Graças. Essa é a última atividade do Ano Cristão. Sua presença será importante. Traga suas oferendas em flores e frutos para o Altar do Senhor. Depois, toda a coleta, será doada para pessoas necessitadas.

Reunião do GT-Concílio
Próxima sexta-feira, às 18.30hs, na Secretaria Paroquial, haverá a reunião mensal do GT-Concílio 2011 e 60º aniversário da PVM. Todos os membros estão convocados, entretanto, qualquer pessoa que desejar participar, está aberto para a participação.

Reunião da Junta Paroquial
Próximo domingo, após o ofício de Oração da Manhã, haverá a reunião ordinária da Junta Paroquial. Todos os oficiais estão convocados. A pauta provisória é a que segue: Leitura e Aprovação de ATA, Balancete financeiro, Situação da propriedade em Lageado Grande, Projeto de reforma e pintura da fachada da paróquia, Carta da Capela da Inclusão de Campo Grande, Estipêndio Pastoral.

Encontro Diocesano de Homens
Próximo sábado, no Salão da Catedral Nacional da SSma. Trindade, das 9hs. às 16hs., haverá o Encontro Diocesano de Homens, organizado pela Irmandade de Santo André (Diocese Meridional). O tema do encontro será “História de Sto. André” e na pauta está a eleição da nova diretoria diocesana da ISA. Nossa paróquia será representada pelo ir. Júnio da Cunha. Outros homens e andrelinos que desejarem participar, o encontro é aberto e franqueado à todos.

Encontro Diocesano de Educação Cristã
Próximo sábado, às 9hs. às 17hs., haverá em Porto Alegre, no Seminário Teológico D. Egmont Machado Krischke, o encontro diocesano de Educadores e Animadores de Educação Cristã. O Revdo. Josué irá designar um ministro leigo para representar nossa comunidade.

Nenhum comentário: