domingo, 28 de novembro de 2010

Boletim "Gratia Plena" nº 182 - Ano IV - Boletim Semanal

O Messias: Jesus no Evangelho de São Mateus
[Trad. D. Luiz O. P. Prado]

“Todos os quatro Evangelhos têm fortes vínculos com o Antigo Testamento. Temas e textos das escrituras hebraicas lançam luz sobre a mensagem do Novo Testamento e ajudam a evidenciar sua significação. Dos quatro, São Mateus é o que torna esta conexão mais evidente. O Antigo Testamento era sua Bíblia e muitos dos seus primeiros leitores deviam estar também familiarizados com esta proximidade. Em seu Evangelho, São Mateus mostrou alguns dos fios ligando o passado ao presente, conectando a herança e a escritura de Israel às boas novas de Jesus. Os autores dos Evangelhos eram pastores, escrevendo para ajudar as pessoas a crescerem na vida cristã. As formas como contavam a história de Jesus eram formatadas por sua experiência pessoal, pela proximidade com o povo e com as comunidades nas quais viviam. O Evangelho de São Mateus se apresenta bem judeu em seu estilo e em sua constante atenção ao Antigo Testamento. Ele certamente escreveu tendo em mente o povo judeu. Esta a origem de São Mateus e ele descobriu em Jesus a realização da antiga fé de seu povo. Ele acreditava que Jesus era o Messias prometido e desejava que seus leitores cressem também como ele. Deus não apagara a herança anunciada mas a fazia chegar a um feliz momento novo. O Messias viera. Havia novas razões para confiar e surgia também um sentido novo na velha estória.
Lendo o Evangelho se percebe as formas como São Mateus escreve sobre Jesus. Sempre de novo se ouve ecos do Antigo Testamento ressoando com as notas da estória do Evangelho. Como o Advento hoje inicia, é bom olhar, na fé, bem para trás... para os propósitos de Deus ao longo dos anos. O tempo é seu território. De qualquer forma, a maior parte dos cristãos que lêem o Evangelho em nossos dias não é de judeus. Assim, não iniciamos como muitos dos leitores de São Mateus começaram: Eles conheciam o Antigo Testamento e precisavam de ajuda para percebê-lo cumprido no Evangelho. Nós já conhecemos o Evangelho, mas por vezes esquecemos de onde ele nos vem. O Evangelho de São Mateus é uma grande lembrança de que a fé da Igreja vem de Israel. Nossa fé é judaica em suas raízes e está hoje por toda parte difundida. O Evangelho de São Mateus nos recorda destas raízes e nos ajuda a escutar a melodia do Evangelho no ritmo da fé do Antigo Testamento. Na música toda da Escritura Sagrada, ouvimos a voz de Deus. Jesus é o Messias, o eixo mesmo da Escritura, a esperança do Antigo Testamento, a batida cardíaca do Novo.”
John Proctor, The New Day Light, BRF

Lecionário Ferial desta semana
29 – Sto. André, Apóstolo. Sl. 4, 7; Is. 1.10-20; l Te. 1.1–10; Lc. 20.1-8
30 – Sl. 5, 6; Is. 1.21-31; I Te. 2.1-12; Lc. 20.9-18
01 – Sl. 119.1-24; Is. 2.1-11; I Te. 2.13–20; Lc. 20.19-26
02 – Channing Moore Williams, Bispo Missionário na China e no Japão, 1910. Sl. 18.1-20; Is. 2.12-20; I Te. 3.1-13; Lc. 20.27-40
03 – Sl. 22; Is. 3.8-15; I Te. 4.1-12; Lc. 20.41-21.4
04 – S. João Damasceno, Presbítero, 760. Sl. 20, 21.1-13; Is. 4.2-6; l Te. 4.13-18; Lc. 21.5–19

Rezemos Juntos
Pela Igreja da Província da Melanésia;
Todas as Ordens Religiosas da Comunhão Anglicana;
Paróquia de Sto. André – Pereira Barreto/SP;
Paróquia de Sto. André – Campinas/SP;
Missão de Sto. André – Cacequi/RS;
Missão de Sto. André – Canguçú/RS;
Ponto Missionário de Sto. André – Guaíba/RS;
Ponto de Evangelização Sto. André – Sto. Ângelo/RS.

Aniversariantes da Semana
30/11 – Solon José da Cunha Saldanha
30/11 – Eva Eorema
01/12 – Daiana Dornelles Abilhoa
01/12 – Edeni de Mello Malaquias
02/12 – Suzel Cristina Borba
02/12 – Diego de Souza
03/12 – Denis Alexandre Berton
03/12 – Jader dos Reis Nichele
04/12 – Adrielle de Ávila Oliveira
04/12 – Jeferson do Rosário
05/12 – Chanla Antonieta Abdul Khaleh
05/12 – Jessica Pereira Duque

Memorial
29/11/1967 – Oracélia dos Reis Borges
01/12/1960 – Carlos Nora

Culto no Lar
Próxima quinta-feira, dia 02 de dezembro, às 19.00hs, na residência do sr. Turiaçu e Dna. Conceição, haverá o culto no lar. Todos estão convidados. Leve sua Bíblia, Hinário, Laudate, e sua merenda para nossa confraternização. Não se esqueça de levar sua família e amigos.

Encontro da Família Ministerial
Próximo sábado, na Secretaria Paroquial, às 14hs., teremos o Encontro Anual da Família Ministerial da Paróquia. Todos os membros dos grupos de Acólito, Sodalício do Altar, Ministros Leigos, Irmandade de Sto. André, Junta Paroquial e GT-Concílio. Não se esqueçam de trazerem sua merenda para nossa confraternização.

Encontro Anglicano da Serra
Próximo domingo, às 07hs, estaremos saindo de Caxias do Sul (em frente à Paróquia) para S. Francisco de Paula, onde nos reuniremos com as comunidades anglicanas da Serra Gaúcha na Paróquia da Bênção Divina. O encontro será durante todo o domingo. Haverá alimentação no local (café da manhã, almoço e café da tarde) custando R$ 10,00 por pessoa. É possível que tenhamos que locar uma van ou micro ônibus para traslado, pois muitos ainda não confirmaram presença, nesse caso, o custo de transporte por pessoa fica em R$ 20,00 (valor estimado). Quem desejar participar, confirmar com o Revdo. Josué até quarta-feira.

Encontro de Jovens
No dia 12 de dezembro, acontecerá em Porto Alegre, o Encontro Diocesano de Juventude. Todos os jovens estão convidados! Se você deseja participar, e precisa de maiores informações, converse com o Revdo. Josué.

Brinquedos e Doces
A Paróquia está solicitando aos irmãos, doações de brinquedos novos e doces para doarmos para crianças carentes. As doações deverão ser feitas até o dia 18 de dezembro. Maiores informações, falar com o Revdo. Josué.

Nenhum comentário: