domingo, 5 de dezembro de 2010

Boletim "Gratia Plena" nº 183 - Ano IV - Boletim Semanal

Advento II
[Trad. D. Luiz O. P. Prado]

“A comunidade da fé espera por um longo tempo. A substância desta esperança, tão profundamente enraizada no Antigo Testamento, é persistente e resistente. Ambos, tanto o oráculo profético e o salmo atestam que Israel espera por justiça, paz e bem estar.. A comunidade bíblica conhece a intenção de Deus sobre estas coisas e confia em sua promessa fiel. É assim que o Advento começa com a visão de uma alternativa de cura para a humanidade. A Igreja do Novo Testamento permanece em conexão bem próxima com o Antigo Testamento. Cristãos esperam com judeus e esperam ambos pela mesma coisa, o bem estar do mundo curado, bendito e amparado por Deus. As leituras do Novo Testamento reafirmam e intensificam as esperanças além de fazer das promessas de Deus um prospecto imediato.. A intensidade e o tempo presente da fé do Novo Testamento anda em torno da presença de Jesus, sendo Ele mesmo quem inicia um novo começo no mundo.Os crentes percebem o mundo diferentemente e se posicionam diante dos novos dons de Deus. Os textos do Advento, de promessa e expectativa, nos convocam, violando nossa racionalidade e pondo em risco nossos padrões de segurança. No Advento a Igreja vigia para poder perceber onde Deus está criando justiça, paz e bem estar. Onde e quando isto acontece, as promessas de Deus estão em movimento... em direção da novidade. Cabe a nós perceber e receber tudo isto com ânsia e alegria.”
James D. Newsome e outros, A Lectionary Commentary
“As leituras para o Advento caracterizam a esperança como algo visível, público, partilhado e ansiado. O que Deus prometeu e o que Deus nos dará é uma mudança profunda e estrutural nas relações sociais, finalmente submetidas ao propósito de Deus e sua vontade. É por esta razão que as raízes do Antigo Testamento da esperança do Advento são esboçadas numa imagem de realeza. O rei traz justiça aos fracos... o novo rei torna possível um novo mundo. Mas o novo mundo não é só uma expressão piedosa da esperança que chegaremos a fruir automaticamente ou por osmose. A novidade é uma realidade intrusiva que rompe com tudo o que é velho e destrutivo. Isto impõe uma decisão tanto desafiadora quanto custosa. É custosa porque somos beneficiários de padrões de vida antigos e de morte. O Evangelho nos convida e adverte de que devemos tomar decisões concretas no sentido de reordenar nossa vida de forma apropriada à nova intenção de Deus. São Paulo, como pastor, pratica a exigência mais concreta e imediata. A nova conduta consiste na prática imediata na Igreja do caminho em que fortes e fracos, os de posse e os pobres, se relacionam uns com os outros em uma nova fidelidade. O Advento suscita a necessidade de colocarmos nossa vida diária em sintonia com o governo de Deus. São a energia e o poder de Deus, (o vento de Deus), que nos podem autorizar e capacitar a receber o novo rei e alegrar-nos em sua obediência, servindo ao próximo. Com este fortalecimento nos sentimos encantados pelo fato de que a criação inteira pode recomeçar, curada, restaurada e perdoada. A novidade das novas de Deus é que se trata de fato de boas novas. Podemos abraçá-las e agir a partir delas.”
James D. Newsome e outros, A Lectionary Commentary

Lecionário Ferial desta semana
06 – Sl. 25; Is. 5.8-12, 18-23; l Te. 5.1–11; Lc. 21.20-28
07 – Sto. Ambrósio, Bispo de Milão, 397. Sl. 26, 28; Is. 5.13-17, 24-25; I Te. 5.12-28; Lc. 21.29-38
08 – Sl. 119.25-48; Is. 6.1-13; II Te. 1.1–12; Jo. 7.53-8.11
09 – Sl. 37.1-18; Is. 7.1-9; II Te. 2.1-12; Lc. 22.1-13
10 – Sl. 31; Is. 7.10-25; II Te. 2.13-3.5; Lc. 22.14-30
11 – Sl. 30, 32; Is. 8.1-15; Il Te. 3.6-18; Lc. 22.31–38

Rezemos Juntos
Pelo Dia Nacional da Educação Cristã da IEAB;
Todos os Seminários e Centros de Formação Teológica na IEAB e na Comunhão Anglicana (CEA, SAET, SETEK, CAET, IAET, CETEPEL, CETESMA, CANT, CEAT);
Junta Nacional de Educação Teológica;
Ponto de Evangelização Emanuel – Morro Redondo/RS;
Ponto Missionário Emanuel – Sto. Antônio da Patrulha/RS.

Aniversariantes da Semana
07/12 – Maria da Conceição Oliveira Manique
11/12 – Alan Luz
12/12 – Olivemar Teixeira Albino

Encontro de Jovens
No dia 12 de dezembro, acontecerá em Porto Alegre, o Encontro Diocesano de Juventude. Todos os jovens estão convidados! Se você deseja participar, e precisa de maiores informações, converse com o Revdo. Josué.

Brinquedos e Doces
A Paróquia está solicitando aos irmãos, doações de brinquedos novos e doces para doarmos para crianças carentes. As doações deverão ser feitas até o dia 18 de dezembro. Maiores informações, falar com o Revdo. Josué.

Expediente
No dia 07 de dezembro, terça-feira, não haverá expediente na secretaria paroquial. Motivo: os filhos do Revdo. Josué estarão chegando no aeroporto de Porto Alegre em horário comercial, e por esse motivo, o Revdo. Josué estará ausente.

Domingo do Aniversariante
Excepcionalmente, por conta do Encontro Anglicano da Serra, nosso domingo do aniversariante do mês, será no próximo dia 12 de dezembro, portanto, venha participar, traga seus familiares e amigos para confraternizar conosco.

Reunião da Junta Paroquial
No dia 12 de dezembro, conforme planejamento, haverá reunião ordinária da Junta Paroquial. O motivo do adiantamento da reunião refere-se às festas de fim de ano.

Nenhum comentário: