domingo, 19 de dezembro de 2010

Boletim "Gratia Plena" nº 185 - Ano IV - Boletim Semanal

Advento IV
[D. Luiz O. P. Prado]

Os textos do 4º. Domingo do Advento nos trazem alguns elementos fundamentais da cristologia e suas mensagens são de especial importância na espiritualidade que envolve toda a quadra litúrgica. O texto da Profecia de Isaías é base para a compreensão messiânica neotestamentária, para as confissões de fé do período sub-apostólico, comumentemente chamados de ‘credos’ e o embrião do mistério da encarnação. O filho anunciado no oráculo profético, chamado Emanuel ¬na tensão de toda a situação política enfrentada pelo Rei Acaz, soa também como em muitos outros textos: “Eu estou contigo”. Para o rei Acaz, certamente a presença de Deus em meio à situação de conflito bélico eminente significava ‘proteção’, este é o sinal que Yahweh dá ao Povo de Deus. ‘Ele se alimentará de coalhada e mel’ (v. 15), é uma boa referência de que o filho da promessa no oráculo, bem ou mal, se alimentará daquilo que for possível. É importante não confundirmos a referência com expressões comuns ao pentateuco como leite e mel, que são sinais de fartura, abundância e prosperidade. Aqui em Isaías, a realidade é diferente. O Emanuel terá o necessário para sua sobrevivência. Entretanto, a promessa de salvação está garantida antes mesmo que o menino chegue à idade da razão.
O Salmo é um belo exemplo da Teologia régia, afirmando a soberania de Yahweh, estando em suas mãos os fundamentos da terra e o seu governo. O refrão do salmo pergunta: Quem é este rei da glória? Yahweh é o rei da glória! (Senhor dos Exércitos), referência também na liturgia cristã, presente no Sanctus – Senhor Deus dos exércitos (ou celestes hostes) – no LOC Deus do Universo. Toda a criação espera por seu rei: ‘os céus e a terra estão plenas da tua glória’, e ‘bendito o que vem em nome do Senhor’. É do Rei da Glória, o Emanuel que brota a esperança do Povo de Deus, da instalação do seu Reinado e Governo. São Mateus retoma a promessa profética na aparição angélica em sonho à José. E insere um novo nome à criança, seu nome será Jesus, que é apresentado como o Emanuel da promessa profética. O mistério da encarnação desenvolve nas entrelinhas todo o esforço de Deus para redimir a humanidade, tomando para si a nossa natureza. Jesus é o ‘novo Adão’, o primeiro da nova criação, da nova humanidade. Na coleta deste domingo, somos orientados à purificação de nossas consciências para a habitação de Jesus Cristo. Nossa consciência é a porta de entrada da esperança cristológica. Foi ao ouvir, e entender conscientemente que Maria acolheu o mistério da encarnação de Jesus. A consciência é o útero da esperança para a nova criação, para a novidade, de uma nova humanidade. É através de sua pureza que somos ‘moradas’ de Jesus. Certamente a imagem metafórica da pobre manjedoura pode ser aplicada aqui. Nossas consciências não são mais que isso. Mas que em sua humildade em aceitar a Cristo, mesmo sem muita compreensão do mistério salvífico de Deus, pode perfumar o mundo com o suave incenso da pureza à qual a coleta nos convoca. Assim, preparemos nossas vidas, ‘abrindo os portais’ de nossos sentidos e razão, para que Cristo habite em nós e em nós faça sua morada. Ele é o Emanuel e sua promessa de que sempre estará conosco é real.

Lecionário Ferial desta semana
20 – Sl. 61, 62; Is. 11.1-9; Ap. 20.1–10; Jo. 5.30-47
21 – S. Tomé, Apóstolo. Sl. 66, 67; Is. 11.10-16; Ap. 20.11-21.8; Lc. 1.5-25
22 – Sl. 72; Is. 28.9-22; Ap. 21.9–21; Lc. 1.26-38
23 – Sl. 80; Is. 29.13-24; Ap. 21.22-22.5; Lc. 1.39-56
24 – Sl. 45, 46; Is. 35.1-10; Ap. 22.12-17, 21; Lc. 1.67-80
25 – Natividade de N. Sr. Jesus Cristo. Sl. 2, 85; Zc. 2.10-13; I Jo. 4.7-16; Jo. 3.31–36

Rezemos Juntos
Pelas Comissões e Redes Internacionais da Comunhão Anglicana: Família, Juventude, Justiça e Paz, Povos Indígenas, Diálogo Interconfessional, Refugiados e Migrantes, Liturgia, Doutrina e Teologia;
Paróquia do Natal – Dom Pedrito/RS;
Paróquia Anglicana Natividade – Natal/RN;
Missão do Natal – Glorinha/RS;
Ponto Missionário do Parque Belém – São Paulo/SP.

Aniversariantes da Semana
20/12 – Ayrton Francisco da Silva Luz
20/12 – Harxison Rossi Bauler
20/12 – Daniel Luis Berton
21/12 – Marco Antônio da Silva
21/12 – Ivonei Oliveira Camargo
22/12 – Antônio Carlos Fogaça
25/12 – Eva Vidal Pereira da Silva Teixeira
25/12 – Graziela Vezely
26/12 – Clóvis Batista da Luz

Natal
Próximo sábado, às 9.00hs., no Templo da Paróquia, teremos o ofício de Natal. Todos estão convidados a participar, trazerem suas famílias, amigos. Venha contemplar as lições do Presépio, o simbolismo da Árvore de Natal e o acendimento da 5ª vela da Coroa do Advento.

Nenhum comentário: