domingo, 13 de setembro de 2009

Boletim “Gratia Plena!” nº. 122 - ano III - Boletim Semanal

Sobre a Vocação

[Rev. Pe. Josué Flores]

É comum na Igreja Anglicana, como também em outras igrejas irmãs, chamarmos os sacerdotes padres da igreja de “reverendos”. Trata-se de um pronome de tratamento, e não a função exercida, ou seja, ninguém é vocacionado para ser reverendo, e sim sacerdote, profeta, mestre, etc... O tratamento designado aos eclesiásticos está estreitamente ligado a reverência pela qual estes tratam o sagrado, e pela santificação a qual buscam para suas vidas. Os 39 artigos de religião destacam que os sacramentos independem da condição do sacerdote, porque via de regra, nenhum de nós, por mais santo que seja, não é digno que administrar os sacramentos. Entretanto, a santidade de vida faz parte da conduta moral do sacerdote, tendo em vista sua consagração e testemunho pessoal ao mundo. Hoje, cada vez mais, homens e mulheres chamados por Deus para desempenharem esse sagrado e santo ministério, são desafiados por muitas circunstâncias que não nos cabe agora descrevermos uma a uma, mas sintetizar dizendo que a vida sacerdotal, que em tempos passados representava alguma ascensão social, visto que o clero era bem formado e tinha sua subsistência garantida, em contraste com uma famigerada população iletrada e extremamente carente de coisas básicas e elementares, a vida sacerdotal hoje não exerce qualquer atração a não ser uma vida mesma de negações e privações. O clero em muitas situações locais, precisa “brigar” por seus direitos de subsistência, precisa provar suas necessidades, passando por constrangimentos infindáveis. Essa é a condição de muitas das igrejas sérias em que o clero ainda não virou tosqueador de ovelhas, em vez de pastor de ovelhas. Em pseudo-igrejas, seus pastores vivem vestidos de terno Armani e carros importados, como se isso representasse a bênção de Deus sobre suas vidas. Sabemos que nosso clero anglicano está longe disso, muitos se quer possuem automóvel próprio ou mesmo alguma moradia para poder passar seus últimos dias depois de se aposentarem ao longo de uma vida inteira dedicada ao pastoreio. Então, cada vez mais estamos perto daquilo que Jesus ensinou, negar a tudo, tomar a sua cruz e segui-lo. Próximo domingo, estaremos acolhendo um sacerdote da Igreja de Cristo que outrora acolheu nossa comunidade em seu coração para o cuidado pastoral, abnegadamente, mesmo custando muitas vezes sua saúde. É por isso que alguns desses homens santos de Deus, vocacionados e chamados pelo Altíssimo, devemos cada vez mais chamá-los de reverendíssimos, pois consagraram inteiramente ao serviço do Reino de Deus, suas próprias vidas.

_____________________________________

Lecionário Ferial desta semana

14 – Dia da Santa Cruz. Sl. 64, 65; I Re. 21.1-16; l Co. 1.1–19; Mt. 4.1-11

15 Sl. 68; I Re. 21.17-29; l Co. 1.20-31; Mt. 4.12-17

16 – Sl. 72; I Re. 22.1-28; l Co. 2.1–13; Mt. 4.18-25

17 – Sl. 74; I Re. 22.29-45; l Co. 2.14-3.15; Mt. 5.1-10

18 – Sl. 73; II Re. 1.2-17; l Co. 3.16-23; Mt. 5.11-16

19 – Teodoro de Tarso, arc. de Cantuária, 690. Sl. 75, 76; II Re. 2.1-18; l Co. 4.1-17; Mt. 5.17–20

Rezemos Juntos

Pela Igreja da Província da Tanzânia;

Paróquia de Sta. Cruz – São Paulo/SP;

Missão da Sta. Cruz – Florianópolis/SC;

Missão Sta. Cruz – Canguçu/RS;

Missão da Cruz – Arroio Grande/RS;

Ponto de Evangelização Sta. Cruz – Bagé/RS.

_____________________________________

Aniversariantes

14/09 – Air Paulo Luz

14/09 – Júnio Amaral da Cunha

16/09 – Susi Liani Nascimento dos Reis

16/09 – Camila Cristina Boff dos Reis

17/09 – Andréa Cristiane Nunes

18/09 – Turiaçu Lopes Manique

19/09 – Domingos Wanderley Pontes

Memorial

18/09/1976 – Elçon de Oliveira

_____________________________________

Sodalício do Altar

20 – Elisete

27 – Lili

Acólitos

20 – Lili

27 – Josué

Ministros Leigos

20 – Lili

27 – Júnio

_____________________________________

Agenda Paroquial de Outubro

As atividades abaixo arroladas estão programadas para o próximo mês, conforme o planejamento paroquial confeccionado pelo grupo de Planejamento da Paróquia, avaliado em julho/agosto de 2009 e aprovado pela Junta Paroquial em 2008 com as emendas da primeira avaliação.

03 – Reunião de M.L./acólitos/sodalício do altar/ISA

10-12 – Reservado para Retiro Paroquial

13-17 – Recesso do reverendo

18 – Almoço Paroquial

18 – Encontro Inter-Paroquial da UJAB Diocesana

23-25 – Encontro Diocesano de Mulheres e Assembléia Geral

25 – Reunião da Junta Paroquial

Revista Inclusividade

Nós temos à disposição dos irmãos, revistas Inclusividade nº 16. Custa R$ 9,00. Os interessados procurem o Rev. Josué ao final do ofício para solicitar.

Curso para Acólitos Adultos

Estamos formando uma equipe de Acólitos Adultos para auxiliarem nas liturgias solenes. Os acólitos adultos são os Turiferários (que administram o turíbulo), Cruciferário (empunham a cruz processional) e Tocheiros (empunham as tochas). O curso será de um mês, sendo apenas 4 (quatro) encontros, um por semana, sendo ofertado no mês de setembro. Os acólitos adultos serão convocados apenas para as celebrações solenes, não sendo necessário o serviço dominical ao altar. Os interessados poderão procurar o Rev. Josué no final do ofício e expressar seu interesse. Não há custo.

Almoço Paroquial

Em virtude de uma falha na organização, estamos transferindo o almoço paroquial para o dia 18 de outubro próximo. Quem já adquiriu seus convites, poderá trocar por novos com o sr. Deoclécio.

Encontro do Sodalício do Altar

Próximo sábado, 19 de setembro, às 14hs, na Secretaria Paroquial, teremos o encontro mensal do Sodalício do Altar. Esperamos a participação de todos os membros para ajudar na confecção do altar crioulo. Participe!

Encontro da Irmandade de Sto. André

Dia 19, às 17hs, na Secretaria Paroquial, convocamos os irmãos andrelinos para participarem de uma reunião que tratará do tema “Missa Crioula”, além de outros. Não perca!

Missa Crioula

Dia 20 de setembro, domingo, na Paróquia, teremos uma Missa Crioula segundo o rito Anglicano. Convidamos a todos que tem suas pilchas e prendas que venham a caráter, tragam suas famílias. Aqueles que sabem declamar, dançar, tocar instrumentos (gaita, violão, bombo leguero, etc...) poderão ajudar. Participe!

Têmporas

Dia 19, às 18.30hs, no Templo, estaremos reunidos em oração pelas vocações leigas e ordenadas da Igreja de Cristo. Todos que puderem, compareçam!

In Memorian

Dia 16, às 19.00hs, no Templo, estaremos rezando em memória de nosso irmão Gilvan Nichele, falecido há 30 dias. Todos estão convidados!

Nenhum comentário: