domingo, 24 de janeiro de 2010

Boletim “Gratia Plena!” nº. 139 - ano IV - Boletim Semanal

A Epifania, o Bispo Andrewes e nós todos
[D. Luiz O. P. Prado]

“Deus avisou em um sonho os visitantes do Oriente para não voltarem aonde estava Herodes... eles voltaram para a sua terra por outro caminho.” São Mateus 2.12
Na festa do Natal de 1622, o Bispo Lancelot Andrewes suscitou um discernimento novo a respeito da jornada dos Magos. Sugeria então que história antiga dos Magos é uma parábola da conversão dos seres humanos; uma parábola da conversão de todos nós na peregrinação Cristo. Era a viagem através de um deserto inóspito, com camelos recalcitrantes e guias de viagem que não mereciam toda confiança, sempre através de vilarejos e cidades muitas vezes hostis, além da impressão recorrente de que tudo parecia ser loucura. Mas era a viagem estranha e arriscada na direção de um mundo novo e diferente. Ao final da viagem um paradoxo: nascimento e morte. O nascimento de Cristo e nossa morte. A morte de Cristo e o nosso nascimento. São paradoxos terríveis que estão bem no centro da vida e da fé cristãs. Vivendo, morremos e, morrendo, vivemos. Nascimento e morte são os dois lados de toda transformação e a Epifania tem a ver com transformação.
O Filho de Deus se manifesta. “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto,refletimos como um espelho a glória do Senhor. Aquela glória vem do Senhor, que é o Espírito. Ela nos torna parecidos com o Senhor, e assim a nossa glória cada vez fica maior.” II Cor. 3.18. “Parecidos com o Senhor” ou, transformados pela adoração!
Não mais conformados com este mundo mas “transformados pela renovação de nossa mente”. Esta renovação é um contínuo morrer em nós. Mas é também contínuo renascer. Em Cristo, morremos para nEle viver: este o mistério da redenção; este o mistério da liturgia que celebramos: “Vocês já morreram, e suas vidas estão escondidas com Cristo, em Deus.” Colossenses 3.3. Por detrás das imagens da Epifania que todos conhecemos e adoramos, há a história da jornada da fé através de uma terra estranha, para encontrar o Verbo de Deus bem em meio à ambigüidades das palavras humanas, e também para provar o gosto da vida de Deus nos santos sinais do Pão e do Vinho, para encontrar a morte na vida e a vida na morte, para adorar o mistério e nos deixar ser por Ele transformados. Onde está o Filho de Deus que veio para nos salvar? Onde está o Pão da Vida pelo qual tanto ansiamos? Pela fé, somos todos reunidos como no estábulo. A fé nos faz encontrar o Verbo de Deus em palavras humanas; a fé nos faz experimentar a vida mesma de Deus nos mistérios do Pão e do Vinho, a fé nos faz encontrar e servir ao Filho de Deus uns nos outros, e não menos, ela nos faz ver e afirmar a glória que brilha aí. Então, Belém é para nós também. A Epifania também é para nós; a Sua glória brilha e nós oferecemos nossos dons de adoração. Encontrando o Senhor em Belém, nós o adoramos e não retornamos como éramos antes. Não retornamos a Herodes. Transformados pela adoração, retornamos por outro caminho. “...eles voltaram para a sua terra por outro caminho.”
(NOTA: Lancelot Andrewes (1555-1626), Bispo de Winchester, se afirmou como pregador célebre, especialmente nos grandes festivais da vida da Igreja. Seu trabalho mais conhecido entre nós é talvez a coleção de orações editada em 1648, Preces Privatae. Ele desejava que a Igreja expressasse sua adoração através de um cerimonial bem ordenado e, em sua própria capela a comunhão em ambas as espécies - pão e vinho – era oferecida, além do uso regular de incenso e velas.) [Fonte: http://setek-setek.blogspot.com]
_____________________________________

Lecionário Ferial desta semana
25 – Conversão de S. Paulo, apóstolo. Sl. 64, 65; Gn. 19.1-29; Hb. 11.1-12; Jo. 6.27-40;
26 – S. Timóteo e S. Tito, Companheiros de S. Paulo apóstolo. Sl. 61, 62; Gn. 21.1-21; Hb. 11.13-22; Jo. 6.41-51;
27 – S. João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, 407. Sl. 72; Gn. 22.1-18; Hb. 11.23-31; Jo. 6.52-59;
28 – Tomás de Aquino, Presbítero e Frade, 1274. Sl. 74; Gn.23.1-20; Hb. 11.32-12.2; Jo.6.60-71
29 – Sl. 73; Gn. 24.1-27; Hb.12.3-11; Jo. 7.1-13
30 – Sl. 75, 76; Gn. 24.28-38,49-51; Hb. 12.12-29; Jo. 7.14-36

Rezemos Juntos
Pela Igreja Unida de Bangladesh;
Catedral de S. Paulo Apóstolo – Rio de Janeiro/RJ;
Catedral Anglicana de S. Paulo – S. Paulo/SP;
Paróquia S. Paulo – Cachoeirinha/RS;
Missão S. Paulo – Pelotas/RS;
Missão S. Paulo – Canguçu/RS;
Missão S. João Crisóstomo – Colombo/PR;
Ponto de Evangelização S. Paulo – Erechim/RS;
Ponto de Evangelização S. Paulo Apóstolo – Santa Maria/RS;
Ponto Missionário S. Paulo – S. Paulo/SP.
___________________________________

Aniversários da Semana
25/01 – André Luciano da Silva
25/01 – Ivete Batista da Luz
27/01 – Luan Rabelo Castilhos
28/01 – Evesson Almir Oliveira da Costa
29/01 – Luis Mateus Guerreiro Abel
________________________________________

Assinaturas e Renovações do EC e Sementes
Irmãos e irmãs, as assinaturas para o Estandarte Cristão custa R$ 35,00. São seis edições no ano, com frete incluso. Procure o Rev. Josué para obter maiores informações. Também já está disponível o novo devocionário semestral Sementes. O valor da edição é de 10,00.

Viagem do reverendo
No Próximo final de Semana, dia 30 de janeiro, o Rev. Josué estará na cidade de Curitiba celebrando o Santo Matrimônio de Marina Lago e Hugo, já proclamados na Diocese Anglicana de Curitiba. Por esse motivo, os irmãos terão a liderança do oficiante M.L. Júnio, pregador M.L. Glair, acolita e sodalicista M.L. Lili e musicista M.L. Glenda.

Proclamas
Publico os proclamas de casamento entre Eduardo Vogel e Lílian Bjorn, Marina Lago e Hugo Druszcz, Josué Flores e Paula Suzuki. Se alguém de vós conhecer alguma causa, ou justo impedimento, pelo qual estas pessoas não se devem unirem-se em Santo Matrimônio, deve declará-lo. É esta a primeira vez que requeiro.

IEAB envia mensagem de pesar por Zilda Arns
O Bispo Primaz da IEAB enviou à CNBB, à Pastoral da Criança e aos organismos ecumênicos brasileiros votos de pesar pelo falecimento de Zilda Arns, vítima do terremoto que se abateu sobre o Haiti, na terça-feira passada. O teor da nota é o seguinte:
“Eu sou o bom pastor.
E o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”
São João 10,11
Nesta semana o Brasil acordou órfão, a morte de Zilda Arns abala a todas as pessoas que tem sede de justiça e sonha com um mundo novo.
Zilda Arns foi uma boa pastora no meio de milhares e milhares de crianças no Brasil, ela viveu para alimentar vidas, para ensinar a multiplicar pães, e trazer alegria a muitos pequeninos.
Zilda Arns foi uma mulher profetiza, não se acomodando com o que alcançava, mas sempre buscando servir na missão de promover a vida. No Brasil sua obra atende mais de 1,9 milhão de gestantes e crianças, suas soluções simples, baratas e eficazes cruzaram a fronteira do Brasil servindo de exemplo para países pobres da América Latina e África.
Ao nos despedir desta mulher rogamos a Deus que seu exemplo seja semente de transformação de vidas e nos encaminhe a vivermos a expressão da solidariedade engajada na luta pela justiça.
Descansa hoje em paz, e seja tua morada no Paraíso de Deus.
Que o amor de Deus nos una.
+Maurício
[Fonte: http://sn.ieab.org.br]

Nenhum comentário: