domingo, 14 de março de 2010

Boletim “Gratia Plena!” nº. 145 - ano IV - Boletim Semanal

Espiritualidade e mística
[por Rev. Sam Dessórdi Leite]

Estas são duas palavras em voga nesta última década. Muitas vezes as usamos sem ter bem a certeza do que elas significam. Muitas vezes em encontros de igreja ouvi a expressão: “Vamos começar a reunião com uma ‘mística’”. Me perguntava se o termo usado era correto ou se a pessoa estava apenas tentando “inovar”. Evitava-se usar o termo devocional ou liturgia para apostar num termo novo. Em nossa geração parece que somente a novidade é boa.
Certa vez eu pedi a um grupo de amigos para definir o que é mística e o que é espiritualidade. Após discutir percebemos que para alguns de nós as duas palavras são sinônimas. Pois bem, elas não são.
A palavra Misticismo vem do termo grego “mystérion” (mistério) que tem origem em outra palavra grega “myein” (fechar – os olhos ou os lábios). Está relacionada ao que é secreto, aquilo que não se revela de antemão. Ouvimos falar de experiências místicas de santos e santas e estas experiências são eventos ou jornadas de encontro com Deus. Por exemplo, a liturgia da igreja cristã é mística. Essa mística é provada e vivenciada em nós através do nosso corpo.
Mas e a espiritualidade? Onde se encaixa neste diálogo entre nós e o divino?
A Espiritualidade diz mais a respeito aos métodos e instrumentos empregados para chegarmos a maior intimidade com Deus. A palavra da forma que conhecemos hoje passou por diferentes conceitos e modificações na tradição da igreja cristã. Somente no início do século XX é que traduziu-se do termo latino para outros vernáculos, como “spiritualité” em Francês, “spirituality” em Inglês e “espiritualidade” em português. A partir daí mais e mais livros tem sido escritos sobre métodos e modelos de espiritualidade. A Comunhão Anglicana não possui um método de espiritualidade dito oficial. A igreja anglicana possui o que chamamos de um “ethos”, ou seja, um “jeito de ser” anglicano, porém possui uma espiritualidade específica. Nós anglicanos temos uma certa liberdade para beber da tradição de várias fontes. Buscamos métodos que foram herdados pela tradição da igreja cristã através dos séculos. Estes métodos de espiritualidade podem ser baseados na: Espiritualidade do Deserto (que nos foi dado pelos Pais e Mães do Deserto, séc. III), Espiritualidade Celta (raízes na igreja Celta), Espiritualidade das Ordens monásticas (como por exemplo, beneditinos, franciscanos, andrelinos, etc), Espiritualidade de Taizé (tem se espalhado entre os jovens do mundo inteiro), Espiritualidade latino-americana (fundamentada em Fé e Política e na teologia da libertação) e outras tantas que podem ser recordadas e reconhecidas pela igreja de Cristo.
O que é importante destacarmos aqui é o fato de que cada um de nós está numa jornada de encontro com Deus. O encontro pode ser uma experiência individual ou mesmo comunitária, onde Deus se revela em mistério. Mas para que isso se realize, é necessário dar os primeiros passos. Portanto eu lhe pergunto, qual é o seu método de espiritualidade? Como tem sido sua experiência mística de encontro com Deus?
_______________________________

Lecionário Ferial desta semana
15 – Sl. 89.1-18; Gn. 49.1-28; l Co. 10.14–11.1; Mc. 7.24-37
16 – Sl. 94, 95; Gn. 49.29-50.14; l Co. 11.17-34; Mc. 8.1-10
17 – S. Patrício, Bispo e Missionário na Irlanda, 461. Sl. 119.1-30; Gn. 50.15-26; I Co. 12.1–11; Mc. 8.11-26
18 – Sl. 73; Êx. 1.6-22; l Co. 12.12-26; Mc. 8.27-9.1
19 – S. José. Sl. 107.1-32; Êx. 2.1-22; l Co. 12.27-13.3; Mc. 9.2-13
20 – Sl. 33; Êx. 2.23-3.15; l Co. 13.1-13; Mc. 9.14–29

Rezemos Juntos
Pelo Conselho Executivo do Sínodo, Comissões Sinodais e à Secretaria Geral da IEAB (secretário geral e departamentos);
Paróquia do Calvário – Nova Santa Rita/RS;
Missão do Calvário – Mogi das Cruzes/SP;
Missão S. Patrício – Alto Paraíso/RO;
Ponto Missionário do Calvário – Nova Friburgo/RJ;
Ponto de Evangelização Calvário – Quevedos/RS;
Ponto de Evangelização S. José – Bom Progresso/RS.
____________________________________

Aniversariantes
16/03 – Arnaldo Luz Vesely
18/03 – Valtair Mateus da Luz
20/03 – Benvenuto de Melo
20/03 – Consuelo Daudt
________________________________

Reunião do GT do Concílio e Aniversário da PVM
Próxima sexta-feira, dia 19, às 18.30hs, teremos a reunião mensal do Grupo de Trabalho do Concílio Diocesano 2011 e do 60º Aniversário da Paróquia da Virgem Maria. Todos os seus membros estão convocados.

Campanha de Agasalhos e Cobertores
Próximo domingo, já estaremos no outono, portanto, iniciaremos a Campanha de Agasalhos e Cobertores. Se você tem algum que não lhe fará falta, traga para a paróquia, pois ao final do outono, faremos um grande ofertório e depois serão doados aos carentes.

Ordenação Diaconal
Hoje, na Catedral da SSma. Trindade, em Porto Alegre, estará sendo ordenada ao sagrado ministério, na Ordem do Diaconato, a candidata às sagradas ordens post. Cláudia. A Paróquia da Virgem Maria rejubila-se com esse momento ímpar da vida da vocacionada, da diocese e seu clero. Suas orações são desejadas ao ministério da ir. Cláudia.

Nenhum comentário: