domingo, 21 de março de 2010

Boletim “Gratia Plena!” nº. 146 - ano IV - Boletim Semanal

Confissão, nem opcional nem compulsória!
[D. Luiz O. P. Prado]

Não há na Igreja Anglicana uma norma no sentido de que o sacerdote negue a comunhão a alguém que não tenha buscado a Confissão. Neste sentido, a Confissão não é “compulsória”. Mas o que isto significa? Significa que a Igreja Anglicana, certa ou equivocadamente, colocou a responsabilidade de receber o sacramento da Penitência, quando necessário, sobre a pessoa, restringindo-se de legislar sobre a questão. A remoção da responsabilidade de uma pessoa não justifica que o pároco se omita no ensino ao seu povo, definida e claramente, sobre a necessidade do sacramento. Em verdade, isto agrega uma responsabilidade ainda maior sobre o sacerdote. Ele deve ser ainda muito mais zeloso sobre este ensino para que o povo da Igreja não busque o altar de Deus pelo caminho fácil. No caso de alguém em risco de vida, o clérigo deverá ser ainda mais prestativo e amoroso, de modo que o enfermo se sinta tocado pela possibilidade de uma confissão especial de seus pecados. O sacerdote falha seriamente, com Deus e seu povo, ao se omitir em seus deveres, na necessidade da confissão. No trabalho comum da vida paroquial o normal é que o sacerdote cumpra regularmente com o dever de ensinar e explicar pacientemente ao seu povo, por homilias, boletins, reuniões de pequenos grupos, pela visitação pastoral e outros meios apropriados, a importância de se receber este sacramento. Se a prática da Confissão perdeu-se por razões históricas da eclesiologia da IEAB, ou se empobreceu ao longo de décadas e, particularmente em nossos dias, a responsabilidade é do processo histórico mesmo e também das pessoas, se é que o clérigo, devidamente instruído, agiu como dele é de se esperar. Deseduca gravemente a Igreja de Deus dar a entender que a Confissão pode ser “opcional” ou “compulsória”. Uma vez o sacerdote “ensine” que existem dois meios para se receber a absolvição, um deles fácil e o outro difícil, pode contar como certo que não será certamente procurado para o ministério da confissão. Como humanos, somos frágeis e sempre tenderemos a “racionalizar” nossos desejos, escolhendo sempre o caminho mais fácil. “Levantar-me-ei, irei a meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti: já não sou digno de ser chamado teu filho.” São Lucas 15.18,19.
______________________________________

Lecionário Ferial desta semana
22 – Sl. 31; Êx. 4.10-31; l Co. 14.1–19; Mc. 9.30-41
23 – Sl. 120, 121, 122, 123; Êx. 5.1-6.1; l Co. 14.20-33a,39-40; Mc. 9.42-50
24 – Sl. 119.145-176; Êx. 7.8-24; II Co. 2.14–3.6; Mc. 10.1-16
25 – Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria. Sl. 140, 142; Êx. 7.25-8.19; Il Co. 3.7-18; Mc. 10.17-31
26 – Sl. 95, 22; Êx. 9.13-35; Il Co. 4.1-12; Mc. 10.32-45
27 – Charles Henrique Brent, Bispo das Filipinas e de Nova Iorque Ocidental, 1929. Sl. 42, 43; Êx. 10.21-11.8; Il Co. 4.13-18; Mc. 10.46–52

Rezemos Juntos
Pelo Arcebispo de Cantuária – Sua Graça Rowan Williams;
Conselho Consultivo Anglicano (CCA) – Rev. Côn. Kenneth Kearon – Secretário Geral;
Catedral de Sta. Maria – Belém/PA;
Paróquia da Virgem Maria – Caxias do Sul/RS;
Missão Mãe de Deus – Aliança do Tocantins/TO;
Missão da Anunciação – Campo Verde/MT.
___________________________________

Aniversariantes
22/03 – Gustavo Ruffato
24/03 – Sérgio Augusto Teixeira da Rosa
24/03 – Nair Teixeira dos Reis
25/03 – Carolina Borchardt Heidtmann
25/03 – Daniel Vitorino Barcellos
28/03 – Gabriela de Ataides Viega
28/03 – Tássia Tamires Camargo

Memorial
26/03/1989 – Maria Nose Frast
___________________________________

Campanha de Agasalhos e Cobertores
Se você tem algum agasalho, cobertor ou calçado que não lhe fará falta, traga para a paróquia, pois ao final do outono, faremos um grande ofertório e depois serão doados aos carentes.

LOC’s e Hinários
Estamos com alguns exemplares de Livros de Oração Comuns e Hinários Episcopais. Os LOC’s estão sendo vendidos a R$ 15,00 e os Hinários a R$ 8,00. Se você deseja adquirir o seu, solicite ao Rev. Josué ao final do ofício.

Ramos
Próximo domingo, iniciaremos a Semana Santa com o ofício de Ramos e Paixão. Traga de sua casa, um ramo para ser abençoado na liturgia. Traga também seus amigos e familiares para participar dessa intensa semana litúrgica da paróquia, que este ano contará com o Triduum Pascal (além da tradicional Quinta-Feira e Sexta-Feira Santas, teremos este ano o rito do Fogo Novo no Sábado Santo com a participação do Pe. Enrique Illarze).

Culto no Lar
Próxima quinta-feira, dia 25 de março, na residência da Dna. Ezilda Albino, teremos nosso Culto no Lar. Todos estão convidados a participar. Levem suas Bíblias, Hinários, Laudates e LOC’s e não se esqueça de sua merenda para nossa confraternização. Nesse dia estaremos meditando sobre o mistério da Anunciação de N. Sr. Jesus Cristo.

Reunião da Junta Paroquial
Próximo domingo, dia 28 de março, logo após o ofício da Oração da Manhã, teremos a reunião ordinária mensal da Junta Paroquial. Todos os seus oficiais estão convocados, conforme calendário paroquial. Pauta provisória: a) Leitura de ATA; b) Relatório Financeiro; c) apreciação do encaminhamento do GT Concílio 2011 e 60º Aniversário da PVM; d) definição da troca do piso do hall; e) Assembléia Paroquial; f) outros assuntos.

Crisma 2010
Iniciamos hoje as inscrições para os candidatos ao Crisma e a Recepção à Comunhão Anglicana. Se você tem idade igual ou superior a 10 anos, já é batizado, e deseja Confirmar seu compromisso com Deus na fé cristã e tradição anglicana, procure o Rev. Josué para se inscrever. O curso terá a duração de 10 encontros com 1.00hs cada encontro, sempre aos sábados.

Curso para Acólitos
Estamos abrindo as inscrições para o Curso de Acólito/a. Se você deseja servir junto ao Altar durante os ofícios semanais e/ou dominicais, participe do curso. O curso será de 4 encontros sempre aos sábados, com 1.30h. de duração. Podem se inscrever qualquer pessoa que se disponha. Depois da instituição, os acólitos serão convocados para uma reunião mensal, sempre aos sábados.

Anglicanos e Metodistas avançam em diálogo bilateral
A segunda reunião da Comissão Internacional Anglicana – Metodista para a Unidade e Missão (AMICUM) teve lugar próximo à cidade de Bath, Inglaterra, entre os dias 19 e 26 de Fevereiro, organizada pelo Conselho Mundial Metodista, no Centro Ammerdown. A Comissão teve o privilégio e a oportunidade de visitar e celebrar a Santa Comunhão em New Room, Bristol, e para ver algumas das relíquias históricas arquivadas no Wesley College, em Bristol. A Comissão persegue o objetivo comum de ambas as comunhões que é: a buscar a unidade sob a vontade de Deus, para a glória d`Ele e o bem-estar de toda a Igreja, e para a eficácia da missão de Deus no mundo. Os membros do AMICUM representam a Comunhão Anglicana e o Conselho Metodista Mundial e vêm de todas as regiões do globo. Bispos, clérigos e leigos de mabas as Igrejas compõem uma rica diversidade. O representante brasileiro nesta Comissão é o Revdo. Deão Flávio Irala, da diocese Anglicana de Curitiba. A Comissão está monitorando as muitas maneiras nas quais anglicanos e metodistas já estão trabalhando em estreita parceria em todo o mundo. Situações em que a relação está levando à experiência de missão conjunta será oferecido a toda a igreja como modelos para o incentivo e um estímulo ao diálogo, como por exemplo a experiência das Igrejas Unidas. A diversidade dentro e entre as duas Comunhões está sendo avaliada e as questões consideradas incluem os temas das mulheres, as preocupações éticas e a influência de diferentes contextos culturais. Estudos estão sendo realizados sobre o papel dos bispos, com o objetivo de trabalhar para um ministério ordenado intercambiável entre as duas Igrejas, incluindo a cicatrização de feridas do passado. AMICUM é uma representação sobre a história comum de ambas as igrejas – as coisas que compartilhamos, bem como as coisas que nos fazem diferentes. A Comissão se reunirá novamente em fevereiro de 2011 na Cidade do Cabo, África do Sul. (Fonte: ACNS, Londres)
por Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral da IEAB

Nenhum comentário: