domingo, 28 de março de 2010

Boletim “Gratia Plena!” nº. 147 - ano IV - Boletim Semanal

A Procissão das Palmas
[D. Luiz O. P. Prado]

A procissão das palmas é oportunidade para se testemunhar à comunidade local mais “vizinha” da paróquia ou capela; é uma oportunidade para “dançar” com toda a nossa expressão e certeza da vitória da Ressurreição do Senhor. Assim o rei Davi fez ao ver a arca da aliança ser transportada em Jerusalém. Pode-se sugerir à congregação que use vestuário de cores alegres e até mesmo instrumentos de percussão (feitos em casa!) . As palmas ou ramos (sem corte destrutivo de plantas), deverão estar também presentes e agitadas como se fossem bandeiras. Se houver música acompanhando a procissão, ou canto, algum momento de ensaio deve ser feito durante a semana. O trajeto deverá ser o razoavelmente mais “envolvente” possível na vizinhança. Não há necessidade de livros ou hinários já que o canto deve ser de fácil memorização. Alguém pode julgar a procissão como “muito” diferente mas, de qualquer forma, não será irreverente! Assim como a mulher “gastou” um creme caro e raro para os pés de Jesus, mostrando sua “adoração”, da mesma forma devemos ter momentos em que movemos nossos corpos (caminhando ou dançando) em adoração também. É expressão física da fé enraizada em nossos corações e nossas mentes. É adoração devida ao rei que se encaminha a Jerusalém para nos assegurar a salvação. Um ritmo básico para a procissão pode incluir... caminhar juntos, parar por segundos e retomar a caminhada. A congregação deve ser encorajada a alguma improvisação comedida, trocando as pessoas de posição ou batendo palmas, por exemplo. Além disso, não se pode esquecer de agitar as palmas. O canto escolhido, de alguma forma, deve recordarnos daquele em louvor de quem caminhamos.
___________________________________

Lecionário Ferial desta semana
29 – John Keble, Presbítero, 1866. Sl. 51.1-20; Lm. 1.1-2, 6-12; Il Co. 1.1–7; Mc. 11.12-25
30 – Sl. 94; Lm. 1.17-22; Il Co. 1.8-22; Mc. 11.27-37
31 – Sl. 55; Lm. 2.1-9; II Co. 1.23–2.11; Mc. 12.1-11
01 – Frederick Denison Maurice, Presbítero, 1872. Sl. 102; Lm. 2.10-18; Il Co. 10.14-17, 11.27-32; Mc. 14.12-25
02 – Sl. 95, 22; Lm. 3.1-9, 19-33; I Pe. 1.10-20; Jo. 13.36-38
03 – Sl. 27; Lm. 3.37-58; Hb. 4.1-16; Rm. 8.1–11

Rezemos Juntos
Pela Igreja da Inglaterra;
União da Juventude Anglicana do Brasil (UJAB);
Paróquia do Crucificado – Bagé/RS;
Paróquia da Crucifixão – Bagé/RS;
Missão do Crucificado – Sapucaia do Sul/RS;
Centro Educacional Anglicano/Casa Dia – Araçatuba/SP.
___________________________________

Aniversariantes
29/03 – Márcio Elias Finimundi da Luz
29/03 – Tairone Manique
01/04 – Glair Agenor dos Reis
04/04 – Francisco de Oliveira
04/04 – Claudir Paim Maciel
04/04 – Elizete Salvador Alves

Memorial
29/03/1987 – Jonas Daniel da Silva
30/03/1960 – Maria de Souza Santos
31/03/1967 – Eva Maria Barcellos
03/04/1992 – Neri Braggio
_____________________________________

Campanha de Agasalhos e Cobertores
Se você tem algum agasalho, cobertor ou calçado que não lhe fará falta, traga para a paróquia, pois ao final do outono, faremos um grande ofertório e depois serão doados aos carentes.

LOC’s e Hinários
Estamos com alguns exemplares de Livros de Oração Comuns e Hinários Episcopais. Os LOC’s estão sendo vendidos a R$ 15,00 e os Hinários a R$ 8,00. Se você deseja adquirir o seu, solicite ao Rev. Josué ao final do ofício.

Crisma 2010
Iniciamos hoje as inscrições para os candidatos ao Crisma e a Recepção à Comunhão Anglicana. Se você tem idade igual ou superior a 10 anos, já é batizado, e deseja Confirmar seu compromisso com Deus na fé cristã e tradição anglicana, procure o Rev. Josué para se inscrever. O curso terá a duração de 10 encontros com 1.00hs cada encontro, sempre aos sábados.

Curso para Acólitos
Estamos abrindo as inscrições para o Curso de Acólito/a. Se você deseja servir junto ao Altar durante os ofícios semanais e/ou dominicais, participe do curso. O curso será de 4 encontros sempre aos sábados, com 1.30h. de duração. Podem se inscrever qualquer pessoa que se disponha. Depois da instituição, os acólitos serão convocados para uma reunião mensal, sempre aos sábados.

Parlamento Gaúcho homenageia CONIC-RS
Em sessão plenária do grande expediente, ocorrida nesta quinta feira, dia 17 de março, às 14.30 horas, a Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul prestou uma homenagem de reconhecimento ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs- Rio Grande do Sul (CONIC-RS) pela iniciativa da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. O ato contou com presença da maioria dos deputados e com as galerias cheias de membros das igrejas e público em geral. Usou da palavra falando sobre o momento oportuno do tema “Economia e Vida”, o proponente da homenagem, Deputado Ervino Bohn Gass. Ato continuo vários parlamentares, representando suas bancadas, manifestando seu apoio a homenagem. Estiveram presentes ao ato pelo CONIC-RS, Dom Orlando Santos de Oliveira (IEAB), Presidente, Dom Remídio Bohn (ICAR) Vice-Presidente e o Pastor Ervino Schmidt (Secretário). Também várias autoridades religiosas e civis. Dom Orlando, em nome do CONIC-RS, recebeu a placa e agradeceu a homenagem de reconhecimento.
por D. Orlando Oliveira

Quinta-Feira Santa
Próxima quinta-feira, às 18.30hs, no Templo da Paróquia, haverá o ritual de Lava-Pés e a Instituição da Santa Eucaristia. Venham, tragam seus amigos e familiares para participar.

Sexta-Feira Santa
Próxima sexta-feira, às 15.00hs, no Templo da Paróquia, haverá o Ofício das 7 Palavras da Cruz. Os que puderem vir em jejum será salutar. Lembre-se de convidar a todos os penitentes e aqueles que estão afastados da fé cristã e de suas comunidades, para que emendem seus caminhos.

Sábado Santo
Pela primeira vez na paróquia, no próximo sábado, as 18.30hs, no Templo da Paróquia, haverá o ritual do Fogo Novo e a Vigília Pascal que contará com a presença do Pe. Enrique Illarze, da Paróquia da Ascensão, de Porto Alegre. Venham participar dessa experiência litúrgica e devocional trazendo sua família e amigos.

Palestra para os Ministérios Leigos
Próximo sábado, às 14.00hs, na secretaria paroquial, haverá uma palestra ministrada pelo Pe. Enrique Illarze, reitor da Paróquia da Ascensão em Porto Alegre. O Pe. Enrique é advogado, liturgista e especialista em arquitetura sacra. Atualmente é o coordenador das comissões de Música e Liturgia e de Arte e Arquitetura Eclesiástica da Diocese Meridional. Todos os membros dos ministérios leigos (acólitos, sodalício do altar, ministros leigos, Irmandade de Santo André) e interessados, poderão participar. O tema da palestra será a participação do leigo na vida litúrgica e missionária da igreja. Não haverá custo. Se desejar, pode trazer algum amigo.

Café Pascal
Próximo domingo, Páscoa, as 8.00hs, estaremos realizando no hall de entrada da Paróquia, o Café Pascal. Todos estão convidados e poderão contribuir trazendo alguma coisa para o café. O café será servido até 8.50hs, após será suspenso.

Páscoa
Próximo domingo é o Dia da Ressurreição de N. Sr. Jesus Cristo. Como é tradicional do folclore brasileiro, estaremos ao final do ofício, convidando as crianças para receberem uma singela e modesta lembrança, portanto, tragam seus filhos para participar.

Dia do Amigo
A partir de Abril, iniciaremos uma programação nova na comunidade. Trata-se do “Dia do Amigo”. Todo o primeiro domingo do mês, faremos um esforço incomum para trazermos um convidado de nosso círculo de amigos para conhecer a paróquia. Para isso, faremos um Abraço da Paz, como acolhimento litúrgico da comunidade aos visitantes, teremos também um bolo que será cortado ao final do ofício, em comemoração a todos os aniversariantes do mês que serão lembrados durante o oficio. E a Irmandade de Santo André, em memória de D. Prado, irá retomar todos os domingos, o momento de “cafezinho” ou “queijos e vinho” ao final do ofício. Portanto, próximo domingo, Páscoa, haverá grande júbilo na Paróquia. Não percam e convidem seus amigos.

Nenhum comentário: