quarta-feira, 23 de março de 2011

Boletim "Gratia Plena" - Informativo Semanal - Ano V - nº 198

Adolfo de Esser, o primeiro devoto do Rosário

Os registros da cartuxa da época chamam-no: "Adolphus de Assindia" (cerca 1375-1439). Assim é designado o seu nome de batismo - os nomes em religião não existem ainda - e o seu lugar de origem. Ele é oriundo do Principado das Nobres Senhoras Cônegas isentas de Esserl Ruhr. Da sua vida anterior e sobre a sua família não fez - como bom cartuxo - nenhuma revelação, o que não facilita as investigações.
Não se deve atribuir a sua profunda devoção para com a Santíssima Virgem à influência da sua mãe; o único episódio conhecido da sua juventude no-lo prova. E se ele teve uma entrada tão rápida na corte de Lorraine, não é porque estivesse habituado a mover-se em meio nobre e fosse, apesar da sua juventude, uma personalidade particularmente madura.
Todos os fatos concordam e provam que Adolfo pertencia a uma família da velha nobreza, da região de Colônia, que exercia desde há séculos a função de magistrado, isto é, o mais alto cargo do Principado de Esser.
Na corte ducal de Guilherme Von Berg (†1408) Adolfo gozava da consideração e da confiança do Duque e da sua esposa, que era Ana de Baviera, e que fundou em 1407 em Dusseldorf «a Fraternidade das Alegrias de Nossa Senhora para as Irmãs e Irmãos do Rosário».
Além disso, Adolfo fez provavelmente estudos de direito na jovem universidade de Colônia. Quando entrou em região, ele tinha pelo menos o titulo universitário de «Bacharel em Artes». O seu estilo oratório revela como está próximo do povo, apesar da sua formação universitária. Muito cedo ele poderia ter adotado de um convento de devotas de Esser, sem dúvida pelos bons cuidados dum cônego, a sua maneira popular de recitar as 50 Ave. .
E se ele pôde tão facilmente socorrer a duquesa de Lorraine na sua aflição, é porque ele antes, numa situação trágica, teve de recorrer a esta forma de piedade bíblica, que não abandonará jamais até à sua morte.
Uma confidência durante o último ano de vida revela ao mesmo tempo quais foram as necessidades e a graça desta hora: «Eu não podia de maneira nenhuma ser ajudado, se Deus não se tivesse feito homem! Eu não teria sabido onde e como encontrar Deus. É por isso que eu tenho tanta consideração pela natureza humana e a vida terrestre de Cristo».
Isso aconteceu quando? Segundo Modesto Leydecker, historiador da cartuxa de Tréveris em 1765, a causa imediata da entrada de Adolfo na Ordem teria sido provocada por uma repentina epidemia de morte massiva.
A decisão, portanto, tinha amadurecido lentamente, com as preocupações que lhe causava a sua mãe e também por causa dos acontecimentos vividos na corte do Duque de Berg. Talvez isso se situe à volta de 1396, na altura dos seus estudos em Calória.
A mesma época terá sido a hora do nascimento do Rosário. Enquanto Adolfo recitava as 50 Ave-Marias, esta humilde oração, ele apercebeu repentinamente desenhado num imenso fresco o curso do mundo englobando o seu próprio destino banhado no amor condescendente de Deus. Desta maneira, Adolfo de Esser foi o primeiro devoto do Rosário. Por que?
Precisamente porque foi o primeiro a unir a contemplação - da - vida - de Jesus à recitação vocal das 50 Ave-Marias. Desta união nasceu o nosso Rosário hoje em uso.


Lecionário Ferial desta semana
28 – Sl. 34; Jr. 7.1-15; Rm. 4.1–12; Jo. 7.14-36
29 – John Keble, Presbítero, 1866. Sl. 78.1-39; Jr. 7.21-34; Rm. 4.13-25; Jo. 7.37-52
30 – Sl. 119.97-120; Jr. 8.18-9.6; Rm. 5.1–11; Jo. 8.12-20
31 – Sl. 85, 86; Jr. 10.11-24; Rm. 5.12-21; Jo. 8.21-32
01 – Frederick Denison Maurice, Presbítero, 1872. Sl. 91, 92; Jr. 11.1-8, 14-20; Rm. 6.1-11; Jo. 8.33-47
02 Sl. 136; Jr. 13.1-11; Rm. 6.12-23; Jo. 7.47–59

Rezemos Juntos
Igreja Episcopal de Cuba (Caribe)
União da Juventude Anglicana do Brasil (UJAB)
Paróquia do Salvador - RIO GRANDE - RS
Paróquia do Salvador - CANGUÇU - RS
Missão do Salvador - SÃO LEOPOLDO - RS
Ponto de Evangelização Salvador - LIVRAMENTO - RS
Capela do Salvador - LIVRAMENTO – RS
Pastoral Indigenista Anglicana

Aniversariantes da Semana
28/03 – Gabriela de Ataídes Viega
28/03 – Tássia Tamires Camargo
29/03 – Tairone Oliveira Manique
29/03 – Márcio Elias Finimundi da Luz

Memorial
29/03/1987 – Jonas Daniel da Silva
30/03/1960 – Maria de Souza Santos
31/03/1967 – Eva Maria Barcellos
03/04/1992 – Neri Braggio

Proclamas
Publico os proclamas de casamento entre Ana Maria D’Ávila Paz Ledo e Alexandre Nichele. Se alguém de vós conhecer alguma cousa, ou justo impedimento pelo qual estas duas pessoas não se deve  unir em Santo Matrimônio, deve declará-lo. É esta a segunda vez que requeiro.

Proclamas
Publico os proclamas de casamento entre Mariana Prebianca e Fabrício Melara Fruet. Se alguém de vós conhecer alguma cousa, ou justo impedimento pelo qual estas duas pessoas não se deve  unir em Santo Matrimônio, deve declará-lo. É esta a primeira vez que requeiro.

Expediente
Queridos irmãos e irmãs, esta semana não haverá expediente na secretaria paroquial excepcionalmente na Terça-Feira. Estaremos estudando novos dias para Expediente, visto que o Revdo. Josué está cursando seu mestrado em Teologia em Porto Alegre com autorização episcopal.

Culto no Lar
Quinta-feira, dia 31, às 18.30hs, na residência da Dna. Lourdes Teixeira, haverá o Culto no Lar. Todos estão convidados. Levem suas Bíblias, Hinários e Laudates e não se esqueça de sua merenda.

Reunião dos Ministros leigos
Sábado, às 15hs, haverá reunião do Ministério Leigo, na secretaria paroquial. Todos os Ministros estão convocados. Não se esqueçam de levarem sua apostila.

Reunião do Sodalício do Altar
Próximo sábado, às 16hs., haverá reunião do Sodalício do Altar. Todas as sodalicistas estão convocadas. Levem suas apostilas.

Irmandade de Sto. André
Próximo sábado, às 17hs., na secretaria paroquial, haverá o encontro do Capítulo Mater Dei da Irmandade de Sto. André. Todos os andrelinos estão convocados.

Domingo do Aniversariante
Próximo domingo, será o domingo do aniversariante do mês. Estejam convidando aqueles que fazem aniversário no mês de abril para virem celebrarem conosco a Vida.

Nenhum comentário: