domingo, 20 de março de 2011

Boletim "Gratia Plena" - Informativo Semanal - Ano V - nº 197

Hinário Episcopal: dois predecessores
[Rev. Flávio Irala]

O Hinário Episcopal (HEp) foi publicado em 1962. Portanto, em 2012 estaremos comemorando o seu cinqüentenário. Antes dele dois conhecidos hinários foram utilizados pelos episcopais anglicanos: o Salmos e Hinos e o Hinário Evangélico. O primeiro é o mais antigo hinário evangélico em língua portuguesa, publicado no Brasil. Organizado pelo casal Robert e Sara Kalley, que vieram para o Brasil em 1855 e fundaram a Igreja Evangélica Fluminense em 1858, a primeira edição de Salmos e Hinos, lançada em 1861, tinha somente cinqüenta cânticos. O Hinário Evangélico, por sua vez, foi organizado pela Confederação Evangélica do Brasil. Segundo Simei Monteiro, em seu livro O Cântico da Vida, a coletânea foi uma tentativa de “unificar a hinódia então em uso nas igrejas evangélicas no Brasil”. Por isso, reúne “cânticos provenientes de vários denominacionais, principalmente do ‘Salmos e Hinos’ e do ‘Cantor Cristão’.” A eles foram acrescentados cânticos novos e outros das tradições luterana e calvinista. Sua primeira edição, lançada em 1945, não foi muito bem recebida pois trazia letras revisadas de hinos tradicionais. A edição considerada definitiva, de 1960, contém mais de quinhentos cânticos.
Na verdade, o Hinário Evangélico surge como uma reação às limitações do Salmos e Hinos, utilizado por boa parte da comunidade evangélica da época. Segundo o historiador metodista Duncan A. Reily, “com o amadurecimento do povo evangélico brasileiro, a elevação do seu grau de escolaridade e sua crescente consciência de sua brasilidade, ia se aumentando a intolerância com os cacófatos e os erros de português, enquanto aumentava-se o anelo por uma hinologia mais brasileira e atualizada. E, especificamente, da parte dos metodistas, havia o desejo de um hinário menos calvinista”.
O Hinário Evangélico teve duas comissões: a de Hinário e a de Música. A primeira com presença majoritária dos presbiterianos; a segunda, dos metodistas. Encontramos, então, na Comissão de Hinário, que cuidou dos textos dos hinos, nomes como Otoniel Mota, Antônio de Campos Gonçalves (vide índice dos autores e tradutores ao final do Hinário Episcopal) e o nosso querido Rev. Rodolfo Garcia Nogueira, que participou na parte final dos trabalhos. Na Comissão de Música, participaram Alberto Ream, Henriqueta Fernandes Braga, João Faustini, Pedro Inglada e Afonso Zimmermann. Os últimos, um presbiteriano independente e dois metodistas, formaram a comissão que atuou na finalização dos trabalhos, e, como diz na Introdução do Hinário, “não só escolheu músicas para as letras restantes, como procedeu ao reestudo de todo o Hinário, apontando tônicas deslocadas, substituindo algumas músicas, fazendo novas composições e harmonizações, enriquecendo, por essa forma, a hinologia evangélica.”
O Hinário Evangélico foi, portanto, um avanço significativo na hinologia brasileira, disponibilizando músicas de outras tradições e aprimorando o material já existente nas nossas igrejas evangélicas. Juntamente com o Hymnal, que também significou um avanço na hinologia norte-americana, formaram a base referencial do nosso Hinário Episcopal.
Uma correção: No artigo anterior, escrevi que em nosso hinário havia somente três músicas compostas no Brasil. Foram quatro, pois deixei de mencionar a música “Marcha”, de Afonso Zimmermann, com a qual é cantado o hino 325, “Juventude”.

Lecionário Ferial desta semana
21 – Thomas Cranmer, Arcebispo de Cantuária e Mártir, 1556. Sl. 64, 65; Jr. 1.11-19; Rm. 1.1–15; Jo. 4.27-42
22 Sl. 68.1-36; Jr. 2.1-13; Rm. 1.16-25; Jo. 4.43-54
23 – Sl. 72; Jr. 3.6-18; Rm. 1.21–2.11; Jo. 5.1-18
24 – Sl. 74; Jr. 4.9-10, 19-28; Rm. 2.12-24; Jo. 5.19-29
25 – Anunciação da B. A. Virgem Maria. Sl. 73; Jr. 5.1-9; Rm. 2.25-3.18; Jo. 5.30-47
26 Sl. 75, 76; Jr. 5.20-31; Rm. 3.19-31; Jo. 7.1–13

Rezemos Juntos
Arcebispo de Cantuária - Sua Graça Rowan Williams
Conselho Consultivo Anglicano (CCA) - Rev. Côn. Kenneth Kearon
Catedral de Santa Maria - BELÉM - PA
Missão Mãe de Deus - ALIANÇA DO TOCANTINS - TO
Missão da Anunciação - CAMPO VERDE – MT
Ponto Missionário da Anunciação- SÃO LUÍZ- MA
D. Clóvis Erly Rodrigues
Revdo. Caio Márcio Álvares Lacerda
Revdo. Paulo de Werk


Aniversariantes da Semana
22/03 – Gustavo Ruffato
23/03 – Joice Silva Souza
24/03 – Nair Teixeira dos Reis
24/03 – Sérgio Augusto Teixeira da Rosa
25/03 – Carolina Borchardt Heidtmann
25/03 – Daniel Votorino Barcellos

Memorial
26/03/1989 – Maria Nose Frast

Proclamas
Publico os proclamas de casamento entre Ana Maria D’Ávila Paz Ledo e Alexandre Nichele. Se alguém de vós conhecer alguma cousa, ou justo impedimento pelo qual estas duas pessoas não se deve  unir em Santo Matrimônio, deve declará-lo. É esta a primeira vez que requeiro.

Expediente
Queridos irmãos e irmãs, esta semana não haverá expediente na secretaria paroquial. Qualquer emergência, poderá ser contactado pelo celular do Revdo. Josué. O motivo é pelo acompanhamento do Revdo. Josué a internação de seu filho na cidade de Bauru/SP para cirurgia.

Anunciação
Dia 25, sexta-feira, às 18.30hs, na Paróquia, haverá o Ofício Vespertino da Festa da Anunciação da Bem Aventurada Virgem Maria. Todos estão convidados. Tragam suas famílias, amigos e vizinhos.

Nenhum comentário: