domingo, 13 de março de 2011

Boletim "Gratia Plena" nº 196 - Ano V - Boletim Semanal

O Sentido do Jejum
[Trad. D. Luiz O. P. Prado]
  
A oração mais penetrante e profunda que todos nós podemos fazer ... é possível quando ingerimos a refeição. Simplesmente comer, é já reconhecer - se é que somos suficientemente humildes para tanto - nossa absoluta dependência.
O problema é que no Ocidente, algo assustador aconteceu com respeito à nossa atitude para com a alimentação. Por todos os tipos de razões, econômicas e outras, nosso apetite por comida foi grosseiramente exagerado. Como resultado, muitos de nós, consumimos com enorme exagero.
Creio que há três níveis nos quais devemos enfrentar o problema.
No primeiro nível, devo sintonizar, de forma muito mais paciente e atenta, com aquilo que meu corpo está a dizer sobre sua fome ou inapetência. Ao longo dos anos desenvolvi o truque de usar a comida para alcançar outros propósitos, além do suprimento das necessidades físicas - por exemplo, para me tranquilizar quando estou ansiosa, alegrar-me quando estou abatida ou entusiasmar-me ainda mais, quando já estou contente. No fim, é difícil dizer se estou com fome ou não, é difícil quebrar com a cadeia - automática - de comer em momentos regulares.
O nível seguinte consiste no que nós realmente - praticamos - no tocante à reforma de nossos hábitos alimentares. Recentemente decidi que quero alterar significativamente minhas idéias sobre alimentação, sem modismos típicos da mentalidade do emagrecimento e também vencer o que há de criancice dentro de mim, e que me torna rebelde diante de qualquer disciplina razoável de alimentação; começo, acima de tudo, com o entendimento daquilo que meu corpo efetivamente - necessita - em termos de nutrição mas, ao mesmo tempo, respeitando aquilo de que ele - gosta.
O terceiro nível em que devemos cuidar da alimentação... é o nível político. O que precisa ser redimida aqui é a indiferença, o cinismo e o consumo cego que afetam, de um lado, milhões de famintos... e também revisar a forma como os alimentos são preparados, comercializados, e anunciados. Nesta área, como em outras, nossa necessidade de aprender a amar a matéria é parte de nosso - equipamento - de sobrevivência.
Jejuar é aprender a amar e apreciar a alimentação, e nossa boa sorte em tê-la.
Mônica Furlong, The Church Times - 4 de Março de 1983


Lecionário Ferial desta semana
14 – Sl. 44; Dt. 8.11-20; Hb. 2.11–18; Jo. 2.1-12
15 Sl. 45; Dt. 9.4-12; Hb. 3.1-11; Jo. 2.13-22
16 – Sl. 119.49-72; Dt. 9.13-21; Hb. 3.12–19; Jo. 2.23-3.15
17 – S. Patrício, Bispo e Missionário da Irlanda, 461. Sl. 50; Dt. 9.23-10.15; Hb. 4.1-10; Jo. 3.16-21
18 – Sl. 51; Dt. 10.12-22; Hb. 4.11-16; Jo. 3.22-36
19 – S. José. Sl. 55; Dt. 11.18-28; Hb. 5.1-10; Jo. 4.1–26

Rezemos Juntos
Pelo Conselho Executivo do Sínodo, cargos e comissões sinodais e secretaria geral;
Paróquia do Calvário – Nova Sta. Rita/RS;
Missão do Calvário – Mogi das Cruzes/SP;
Missão S. Patrício – Alto Paraíso/RO;
Pto. Missionário do Calvário – Nova Friburgo/RJ;
Pto. de Evangelização Calvário – Quevedos/RS;
Pto. de Evangelização S. José – Bom Progresso/RS;
Associação Beneficente e Educacional da Diocese Meridional;
Sem. Elaine Nascimento.

Aniversariantes da Semana
16/03 – Arnaldo Luz Vesely
17/03 – Ana Luiza de Oliveira Camargo
18/03 – Valtair Mateus da Luz
20/03 – Benvenuto de Melo
20/03 – Consuelo Daudt

Proclamas
Publico os proclamas de casamento entre Rafaele Frasson Amalcabúrio e Marco Aurélio Leis Trindade. Se alguém de vós conhecer alguma cousa, ou justo impedimento pelo qual estas duas pessoas não se deve  unir em Santo Matrimônio, deve declará-lo. É esta a segunda vez que requeiro.

Almoço Beneficente
Dia 20 de março, domingo, haverá o Almoço Beneficente da Paróquia em benefício do Concílio Diocesano. O cardápio será Ovelha, Salda verde, Maionese, Pão, Vinho Refrigerante. Crianças até 08 anos não pagam. Crianças de 9 aos 12 pagam R$ 15,00 e a partir de 13 anos, paga R$ 35,00. Os interessados poderão procurar o Revdo. Josué para pegar seus convites.

Visita do Revdo. Côn. Carlos Hallberg
Dia 20 de março, o Revdo. Côn. Carlos Hallberg virá visitar nossa paróquia para receber uma singela homenagem pelo tempo de pastoreio em Caxias do Sul. Na ocasião, ele estará partilhando da Palavra de Deus e presidindo a Sta. Comunhão.

Expediente
Esta semana, o Revdo. Josué iniciará suas aulas de Mestrado em Teologia, e haverá uma semana de estudos intensivos. Por esse motivo, não haverá expediente, pois o reverendo estará em aula até quinta-feira. 

Nenhum comentário: